4 de maio de 2007

Marketing e o seis sigma

Utilizar indicadores para evidenciar a qualidade dos produtos é uma ação que determina a maneira como a empresa lida com seus clientes, a preocupação em atender os desejos e necessidades com um padrão alto e contínuo.
Em muitas empresas a inserção do seis sigma demonstra a precisão com a qual realizam a produção, obtendo resultados, até dado ponto surpreendentes, mas que estão ligados diretamente com a cultura organizacional, o conhecimento dos colaboradores, treinamento e melhoria contínua.
Para que uma empresa possa atingir o seis sigma, faz-se necessário ter, em sua linha de produção, um volume de 3,4 defeitos por milhão de unidades produzidas.
Esse conceito pode parecer inatingível em um primeiro momento, trazendo dúvidas quanto às suas razões de implantação, mas todas as empresas querem ser reconhecidas pela qualidade de seus produtos e não pelas reclamações dos clientes.
Logicamente em países onde a cultura já é influenciada pela busca da perfeição em todos os processos do quotidiano, como o Japão, percebe-se que a qualidade é apenas um princípio básico, sem qualidade os produtos não saem da fábrica ou mesmo da própria linha de produção.
Um dos grandes exemplos é a Toyota, onde um único defeito apontado durante a montagem do automóvel pára literalmente a linha de produção, até que o problema ou defeito seja solucionado toda a produção permanece parada.
Ao implantar o seis sigma a organização deve estar plenamente preparada para lidar com o nível de exigência, os indicadores que permitem a excelência na produção devem ser muito mais precisos e os colaboradores extremamente preparados.
A Motorola foi a primeira a implantar o seis sigma em sua linha de produção, demonstrando a preocupação com a qualidade de seus produtos e evitando desperdícios, comuns em outras empresas e que não eram levados a sério, hoje a própria Motorola já pretende aumentar o nível de exigência do processo do seis sigma, passando de milhão para bilhão de unidades.
A automatização deu um grande salto quando é exigida a qualidade, há determinados processos que exigem uma precisão alta e que não é conseguida pelo ser humano, então opta por se fazer o uso de maquinário altamente preciso.
Da mesma maneira com a qual todos lidam com a exigência da qualidade, há fatores que podem influenciar uma organização e o resultado exposto em seus produtos colocados no mercado, algumas organizações ficam conhecidas por apresentar produtos de baixa qualidade e até mesmo o próprio Japão passou por isso no início de sua industrialização, mas em poucos anos passou a frente de muitos países e hoje é exemplo em inúmeras áreas.
O mesmo pode acontecer com a China, atualmente os produtos são "qualificados" como de baixa qualidade, mas o aprendizado com este novo processo de industrialização do país é muito mais importante do que produzir diretamente com uma qualidade razoável e que dará base para um salto qualitativo em breve.
Da mesma maneira, cada pessoa têm a sua definição de qualidade, para alguns escolher entre um automóvel de luxo ou um modelo mais simples irá depender do uso dado, como exemplo fazer a escolha entre uma Ferrari e um Uno pode parecer fácil, a Ferrari é o sonho de muitas pessoas devido a qualidade percebida, só que se você for andar por estradas que não possuam asfalto e hajam obstáculos, fazer o uso do Uno é mais adequado, porque neste momento ele têm a qualidade necessária.
Além de perceber a qualidade os produtos devem ser adequados ao seu uso, não faz sentido comprar sem avaliar todas as variáveis, o uso é um dos principais pontos, senão todos comprariam uma Ferrari para participar de um rally.