21 de maio de 2007

O uso do Marketing permissivo

A cada dia mais e mais empresas buscam novos espaços no mercado, fidelizando consumidores e atendendo seus desejos e necessidades com a oferta dos melhores produtos e serviços, logicamente existem diferentes tipos de consumidores e com isso as estratégias utilizadas devem estar alinhadas com o perfil de cada um.
Alguns clientes são muito mais inovadores e com isso trazem até si o que há de mais novo no mercado, os produtos e serviços que poucos conhecem e ainda estão em fase de introdução no mercado.
Para atender esta nova necessidade de informações, iniciou-se o processo de Marketing permissivo, onde a empresa oferece um serviço e o cliente busca conhecer apenas a informação que melhor lhe convém.
O avanço do uso da tecnologia na comunicação, como a internet, permitiu elaborar um sistema onde o cliente recebe em qualquer lugar a informação solicitada, que pode ser:
  • E-mail: receber uma nova newsletter de um jornal ou revista é poder escolher quais são os assuntos que mais chamam a atenção ou que sejam mais necessários para o dia a dia, tanto pessoal quanto profissional, da mesma forma com que são comunicados os lançamentos mais recentes em qualquer setor, desde o automobilístico até filmes em locadoras ou cinemas;
  • RSS (Really Simple Syndication): no início deste modelo de comunicação dentro do Marketing permissivo, havia a necessidade de ser instalado um programa (software) específico para leitura das notícias, eliminando a necessidade de visitar inúmeras páginas diariamente, atualmente os browsers já trazem a possibilidade de se adicionar este tipo de conteúdo sem que o usuário tenha que instalar outro programa; da mesma forma percebe-se que apenas as notícias mais relevantes para cada um serão adicionadas e recebidas;
  • Telefones móveis (celulares): permitir que alguém envie conteúdos para o telefone é uma maneira de estar sempre atualizado, mantendo contato com promoções, lançamentos etc.
Dentro do Marketing permissivo deve existir uma postura muito ética da organização, pois, para invadir a privacidade de uma pessoa, basta enviar algo não solicitado, o que durante um período foi comum e que hoje já recebe um tratamento diferenciado.
As empresas devem deixar que o consumidor escolha o que deseja ou não receber de informações, da mesma maneira que acontece com a televisão, onde as pessoas trocam de canal, as comunicações utilizadas com a permissão devem trazer a possibilidade de cancelamento do serviço, deixando claro que a escolha sempre é do cliente.
O Marketing permissivo é uma ferramenta para servir ao consumidor as informações solicitadas, e com muito preparo, pesquisa e conhecimento, podem ser elaborados conteúdos específicos para cada cliente, e, caso seja bem feito, um cliente passará para a sua rede de relacionamentos o seu ponto de vista sobre este serviço, mas o fará como se ele próprio fosse o dono do serviço.