2 de fevereiro de 2011

Administração de relacionamentos em Marketing

O conhecimento é a base para a compreensão de inúmeras terminologias, definições e faz com que, em certos casos, os ruídos de comunicação acabem distorcendo o que significa uma determinada palavra, e isto tem um impacto direto sobre a relação entre empresas e consumidores.
Muitos consumidores obtém informações realizando pesquisas, adquirindo conhecimento e interagindo com as organizações de diferentes formas, como na aquisição de produtos até sua participação em pesquisas.
O relacionamento é fundamental para o êxito de uma organização, sem consumidores a empresa não tem razão para existir e o cliente encontra à sua disposição um incontável número de opções.
O que algumas organizações ainda não entenderam, e que podem aprender, é como atender melhor aos seus clientes, por mais que um serviço ou produto estejam de acordo com o que o consumidor imagina, sempre haverá um consumidor esperando muito mais.
Para que não haja uma padronização, o que coloca todos os clientes em um único patamar, é necessário saber o que exatamente este consumidor deseja, uma das formas é customizar os produtos, mas nem todos os clientes desejam um produto exclusivo, o que causa uma certa dúvida às organizações no momento de atender aos clientes.
Desta maneira é possível descobrir, por meio de pesquisas, quais são os desejos, quando devem ser atendidos, de que maneira o consumidor prefere, como deve ser o relacionamento etc.
Em um mercado competitivo um dos grandes diferencias está ligado diretamente ao relacionamento entre as empresas e seus clientes, cada consumidor é único, o que exige uma atenção única, e mesmo assim deve-se manter um determinado padrão no atendimento, e este padrão envolve dar atenção, ser cordial, manter uma postura ética, conhecer o produto ou serviço ofertado e respeitar o consumidor.
Você pode imaginar que uma padronização acaba criando uma imagem única para todos os clientes, mas a forma de se relacionar com o consumidor deve ser clara e objetiva, o vendedor deve adaptar-se ao estilo do consumidor, e isto você percebe quando está em uma loja, pois alguns clientes não gostam de vendedores lhes fazendo perguntas, outros buscam mais informações sobre os produtos, alguns preferem conversar durante o atendimento, existem aqueles que desejam ser atendidos o mais rápido possível e assim por diante.
Cada cliente exige um grau de atenção diferenciado, você mesmo tem exigências distintas em vários momentos, como por exemplo filas de banco, onde quer ser atendido muito rapidamente, em restaurantes deseja aguardar um tempo até que a refeição fique pronta, para que não fique com a impressão de que tudo já estava pronto antes de chegar ao estabelecimento e a cada local e momento deseja ser atendido de acordo com a sua percepção ideal do relacionamento.
Os melhores relacionamentos com consumidores são aqueles que se perpetuam, que dão ao consumidor a sensação real de ser valorizado, permitindo futuros encontros e que evite que o concorrente faça melhor do que a sua empresa.