2 de fevereiro de 2011

Planejamento e cultura em Marketing

A cultura é um dos fatores que mais influencia diretamente no planejamento de uma organização, e também é percebida em cada pessoa, pois em alguns países o planejamento é definido como perda de tempo e então o êxito em cada uma das ações fica jogada ao acaso.
Trabalhar com pessoas de uma cultura já habituada à planejar todas as ações facilita muitos processos, os passos a serem seguidos são bem delimitados, e a organização ganha por inserir indicadores dentro das estratégias.
Mas como nem todas as pessoas sabem lidar com o planejamento, é provável que levem esta cultura à empresa, mas sempre existe tempo hábil para se corrigir este costume.
Não há como negar que cada país possui uma cultura e que as pessoas passam a levá-la consigo durante a vida, mas em um mundo altamente competitivo e globalizado é bem provável que as organizações que melhor conhecem a si próprias e como funcionam seus processos internos, levem vantagens sobre os concorrentes.
O planejamento parte do princípio que você sabe exatamente o caminho que deve seguir, qual é a situação da empresa, que produção ela consegue atingir, quem é seu público-alvo, se os fornecedores podem atender aos pedidos no tempo correto, que empresa fará o transporte dos produtos acabados, que informações devem ser comuns a todos na organização, que passos serão dados na comunicação etc., até os concorrentes estão inseridos no planejamento, pois suas ações devem ser executadas após você colocá-las no mercado.
Outro ponto é que o planejamento permite vislumbrar um futuro dentro de um cenário já estabelecido, uma vez que todas as variáveis estão inseridas no planejamento, pode-se entender melhor os passos da concorrência, especialmente hoje, onde o tempo em que os produtos são praticamente iguais e que podem ser "copiados" em muito menos tempo, tendo em vista que o tempo para outra empresa colocar um produto similar vêm caindo rapidamente, passando de alguns anos para três meses ou menos.
Também existem organizações que optam por seguir as maiores empresas do setor, fabricando produtos muito similares e aproveitando o sucesso da concorrência, mas sem dar importância para os diferenciais e o relacionamento com seus consumidores.
No mercado sempre existem empresas que se destacam de maneira distinta, sua empresa pode ser a primeira a fabricar um produto ou oferecer um serviço, pode ser a maior empresa ou então a melhor, o que faz com que você sempre procure estar neste grupo, e se não estiver é possível que você faça uma nova segmentação de mercado e insira sua empresa em uma destas definições.
Todas as ações da empresa devem ser planejadas, então é natural que as pessoas já tenham em sua cultura individual o hábito de planejar, conhecendo exatamente seus pontos fortes e pontos fracos, enxergando as oportunidades e ameaças de mercado, e estudando constantemente a si e aos concorrentes.
Em um mercado altamente exigente, com consumidores mais informados e que procuram quem melhor lhes atende aos desejos, é imprescindível que a organização trabalhe de forma planejada, sabendo quem é, onde está, que caminho seguir, como atingir seus objetivos e procurando encontrar as melhores oportunidades antes da concorrência.