Conhecer seu consumidor é fundamental para elaborar estratégias, mesmo assim algumas empresas ainda se esquecem das pesquisas como fonte de referência, mas com o tempo percebem a necessidade de estudar melhor o mercado, os consumidores e seus concorrentes.
Ter produtos ou serviços para ofertar é apenas uma parte de todo o relacionamento que a organização deve ter com o mercado, este relacionamento é um processo que se inicia na hora de se conhecer que fornecedor será selecionado, quais são as diferenças existentes entre os mercados que serão atendidos e como desenvolver uma estratégia que já inclua o fornecedor no processo de contato com o mercado.
Ao se relacionar com o mercado a empresa enfrenta dificuldades quando não tem referências internas, um planejamento básico, do que deve ser feito e o que terá como retorno.
O que pode ser feito no dia a dia das empresas é conhecer melhor seu público-alvo, especialmente em uma época como esta, onde o cliente fiel se mostra mas difícil de encontrar, então um dos grandes objetivos é trazer para o lado da organização um cliente que tenha grande vínculo com seus produtos ou serviços.
Mas para que o cliente se torne fiel há um longo caminho a se percorrer, analisando pontos como:
Ter produtos ou serviços para ofertar é apenas uma parte de todo o relacionamento que a organização deve ter com o mercado, este relacionamento é um processo que se inicia na hora de se conhecer que fornecedor será selecionado, quais são as diferenças existentes entre os mercados que serão atendidos e como desenvolver uma estratégia que já inclua o fornecedor no processo de contato com o mercado.
Ao se relacionar com o mercado a empresa enfrenta dificuldades quando não tem referências internas, um planejamento básico, do que deve ser feito e o que terá como retorno.
O que pode ser feito no dia a dia das empresas é conhecer melhor seu público-alvo, especialmente em uma época como esta, onde o cliente fiel se mostra mas difícil de encontrar, então um dos grandes objetivos é trazer para o lado da organização um cliente que tenha grande vínculo com seus produtos ou serviços.
Mas para que o cliente se torne fiel há um longo caminho a se percorrer, analisando pontos como:
- Conhecer o cliente e seus desejos;
- Utilizar uma comunicação eficaz;
- Ter uma linguagem similar a dos clientes;
- Possuir uma cadeia de valor;
- Conhecer o comportamento do consumidor;
- Estudar o ciclo de vida do produto ou serviço;
- Usar o aprendizado para melhorar o relacionamento com o consumidor;
- Acompanhar o que os concorrentes estão fazendo;
- Melhorar o ambiente interno;
- Buscar a melhoria contínua;
- Integrar todas as áreas da organização;
- Manter o foco;
- Definir objetivos claros.
Para que o cliente se torne fiel não basta somente buscar melhorar seu relacionamento com ele, há um grande número de variáveis que interferem neste processo, e que com o aumento da exigência dos clientes amplia mais o número de questões a serem avaliadas.
O cliente fiel exige um compromisso muito maior por parte da organização, todas as relações entre a empresa e o consumidor são fundamentais para manter por mais tempo o relacionamento, e que o cliente ou a empresa saibam exatamente os motivos da relação.
Como o mercado está em constante evolução, pode-se perceber também que o concorrente está observando o que você e sua empresa estão fazendo, como forma de referência ou para encontrar brechas que permitam retirar consumidores da sua empresa.
O relacionamento com os clientes se inicia no ambiente interno das organizações, e somente após o estabelecimento de uma relação sadia é que a relação com seus clientes dará frutos, mas para isto é necessário ter na cultura organizacional um ambiente que permita o estabelecimento de relações em todas as áreas.
O cliente fiel exige um compromisso muito maior por parte da organização, todas as relações entre a empresa e o consumidor são fundamentais para manter por mais tempo o relacionamento, e que o cliente ou a empresa saibam exatamente os motivos da relação.
Como o mercado está em constante evolução, pode-se perceber também que o concorrente está observando o que você e sua empresa estão fazendo, como forma de referência ou para encontrar brechas que permitam retirar consumidores da sua empresa.
O relacionamento com os clientes se inicia no ambiente interno das organizações, e somente após o estabelecimento de uma relação sadia é que a relação com seus clientes dará frutos, mas para isto é necessário ter na cultura organizacional um ambiente que permita o estabelecimento de relações em todas as áreas.