13 de fevereiro de 2011

A base e o foco do desenvolvimento estratégico na criação de produtos e serviços em Marketing

Por muitas vezes as empresas dão mais valor àquilo que não irá interferir no desempenho organizacional, fazendo com que as ações vitais fiquem de lado e o foco seja perdido, deixando claro que a organização já não sabe mais como atuar no mercado para atender aos desejos dos clientes e promover o desenvolvimento de soluções.
Na maioria dos casos as organizações pecam ao não olhar para o ponto relevante no momento em que devem tornar o desenvolvimento uma ação, pois existem detalhes que chamam a atenção e que no conjunto não farão o resultado positivo ser afetado.
Estas percepções distorcidas são causadas por culturas desprovidas de conhecimento, onde a ação que surge de repente na mente de alguém é o que importa, sem uma base real de informações, comprovando que as empresas se tornaram vítimas de suas ações insanas.
Também fica evidente que os melhores caminhos ficarão para os concorrentes, já que estes procuram estudar e pensar antes de agir, que investem em pesquisas e incentivam seus colaboradores a participar do processo criativo.
Então o que é visto passa a deixar mais claro os motivos e razões que fazem a diferença nas melhores organizações, já que seus fundamentos, inseridos na cultura, passam por etapas que revelam a capacidade de associar as informações novas ao conhecimento já obtido e fazer com que todos os seus produtos e serviços venham a ter um reconhecimento diferenciado.
E como são poucas as empresas que pensam antes de agir fica mais fácil encontrar exemplos do bom uso do conhecimento, focado em prover soluções para todos, interna e externamente, sem que alguém ache que algo dará certo só porque foi sua ideia.
Mas como todas as empresas precisam usar o conhecimento conjunto é necessário ter também uma estruturação que coloque em prática a aplicação das informações coletadas, que sejam feitos ajustes pequenos, ao invés de sair fazendo, ter que parar e começar tudo do início, pois o que estava sendo feito não faz jus à realidade e serve como exemplo negativo no mercado.
Só que existem empresas que colocam as ações à frente de tudo, sem planejar, estudar e conhecer o mercado, seus consumidores e o potencial organizacional.
Diante dos desafios em lidar com o conhecimento muitas empresas preferem ignorá-lo, deixando as melhores oportunidades para seus concorrentes, sem deixar espaço suficiente para que as ideias sejam fluentes no quotidiano organizacional e cheguem até seus clientes na forma de produtos e serviços.