2 de fevereiro de 2011

Manter ou conquistar mercados em Marketing

Evitar que o concorrente tome o seu espaço no mercado é uma tarefa diária e comum a todas as organizações, estudando as estratégias das demais empresas e melhorando as suas é possível, no mínimo, manter a sua fatia e também prospectar clientes antes da concorrência, mesmo assim é preciso estar atento às novas organizações que entram em seu mercado e para isto a pesquisa e coleta de informações é fundamental.
Todas as empresas objetivam o sucesso, o mercado pode proporcionar uma situação favorável à sua organização ou demonstrar a insatisfação com os produtos e serviços ofertados, o que leva a buscar novas informações sobre as mudanças dos clientes e como conquistar novamente a parcela perdida.

Utilizar estratégias muito bem elaboradas não garante o sucesso de um produto ou serviço no mercado, na verdade toda a cadeia de valor deve estar muito bem conectada, não há função mais ou menos importante em uma organização.
O fato de pesquisar constantemente o mercado demonstra a preocupação natural das organizações, seja para manter o mercado já conquistado, seja para ampliá-lo e até mesmo para evitar a entrada de um novo concorrente.
Em certos momentos as organizações devem mudar algumas estratégias, alterar o relacionamento que mantém com seus consumidores, prestar atenção em seus fornecedores e ouvir os próprios colaboradores, especialmente aqueles que estão em contato direto com o consumidor.
Também existem os ciclos de vida que apontam os momentos vividos pelas organizações ao longo do tempo, o que aponta a necessidade de renovar os produtos, de criar produtos e serviços ou para que mantenham um contato maior com o cliente, uma vez que sem o cliente não há motivos para uma empresa existir.
As diferenças culturais também interferem na evolução do mercado, produtos que outrora eram os mais adquiridos, hoje podem existir apenas em lembranças, o que traz para as organizações a oportunidade de evoluir com o mercado e seus consumidores, desde que seus gestores estejam preparados.
Mas também existe a hora certa para se lançar um novo produto ou serviço no mercado, algo que algumas empresas não perceberam e que lhes custaram caro, por isso é muito importante conhecer o mercado, o momento e o que o consumidor deseja, pois até mesmo um produto revolucionário pode ser deixado de lado quando o consumidor ainda não está preparado para utilizá-lo naquele momento.