2 de fevereiro de 2011

Marketing em comércio eletrônico

O comércio eletrônico possui um grande espaço para conquistar, aprimorar sua forma de funcionamento e abranger públicos diferenciados, mesmo assim ainda existem organizações que optam por manter seu método tradicional sem aderir à internet.
Dentro da evolução natural, da tecnologia e dos desejos do ser humano, percebe-se que a escassez do tempo influencia diretamente na escolha do consumidor, antes o consumidor dispunha de tempo para ir até a loja, olhar os produtos, conversar com o vendedor e escolher, mas nesta mesma época o número de opções era muito reduzido, talvez três ou quatro.
O aumento da oferta de produtos similares deixa dúvidas na mente do consumidor, e os vendedores sempre exibem muitas opções e deixam o cliente mais confuso, quando na verdade devem exibir três produtos similares, auxiliando o consumidor a escolher e demonstrando-se preocupado com o desejo do cliente.
Mas agora a internet possibilita fazer uma ampla pesquisa, o cliente tem à sua frente muitas opções e pode compará-las diretamente, além de trocar informações com seus amigos, antes ou durante a compra, e ainda conta com a facilidade da entrega em sua casa.
O que também é notado é que não é somente o tempo que faz o consumidor deixar de visitar as lojas, o atendimento também não é percebido como bom e desta forma ele pode optar por escolher a loja do concorrente ou entrar na internet.
Mesmo assim há um ponto em comum nestas formas de procura por produtos, e é onde a internet leva muita vantagem, o tempo de pesquisa é muito menor, os sistemas de busca e páginas (sites) que se destinam a facilitar o serviço caíram no gosto do consumidor.
Mas as organizações também devem estar atentas aos detalhes do seu relacionamento com o consumidor, pois ainda existem aqueles que preferem se deslocar até o ponto de vendas, e a empresa não pode desprezar este público-alvo.
Outro ponto que pode incomodar um consumidor, e até fazê-lo desistir da aquisição de um produto na página da empresa é a falta de informação, pois existem produtos com códigos específicos, e nem sempre estão disponíveis na página.
Quanto maior o número de informações disponibilizados em sua página, maiores são as referências do consumidor com relação ao produto, às suas características e com isso o cliente pode ter a certeza de encontrar o que procura.
Também deve ser respeitado o desejo do cliente, nem sempre ele deseja ir até uma loja ou mesmo utilizar a internet, portanto é muito importante que a organização pesquise o que seu consumidor realmente quer.
Como todas as outras ações da organização, o comércio eletrônico deve ser muito bem planejado, estruturado e direcionado ao público-alvo correto, por isso é muito importante realizar uma pesquisa para entender os desejos do consumidor e procurar atendê-lo muito bem, assim como você gosta de ser atendido, independentemente de ser em uma loja física ou virtual.