3 de fevereiro de 2011

Marketing na comunicação e relacionamento com o cliente

A comunicação está presente no quotidiano de todas as pessoas, em diferentes formas e veículos, mas para que o consumidor tenha contato com o que lhe é de interesse é necessário estudar seu comportamento, qual é a mídia que este consumidor tem acesso e que vantagens pode utilizar para estar na frente de seus concorrentes.
Durante a elaboração de uma campanha a forma como a comunicação será usada é fundamental, sempre é possível estudar melhor um assunto, qual será a reação do cliente ao encontrar um anúncio em revistas, jornais, na própria internet ou pelo rádio.
Diante das possibilidades ofertadas pelo mercado, pode-se chegar a conclusão de que todas as formas de comunicação são válidas, mas que seu consumidor tem preferência por algumas, o que facilita a criação de campanhas mais direcionadas e com um retorno melhor.
Mas uma bela campanha nem sempre traz bons resultados, o consumidor pode não compreender sua mensagem, e então todo este esforço é perdido, e uma das maiores oportunidades de mercado foi desperdiçada.
Para que a comunicação exerça seu papel é necessário saber exatamente que características irão chamar a atenção do cliente, que linguagem utilizar, onde inserir sua campanha e até mesmo buscar novas referências no próprio produto ou serviço em questão.
Todo o esforço em comunicação está ligado diretamente ao produto ou serviço, os quatro p´s devem estar em sintonia e equilibrados, e as demais áreas da organização também devem participar do processo de criação da comunicação a ser usada, algo que as vezes fica delegado somente a uma única área.
Sempre que possível é de bom gosto realizar testes com consumidores, descobrir o que lhes chama a atenção, que tipos de mensagens gostam de receber, que local é o mais indicado para publicar um anúncio e todas as variáveis que julgar necessárias.
Algumas organizações esquecem que todas as áreas formam a sua estrutura, como se cada uma delas fosse isolada e por isso não tivesse importância ou influência nos demais processos, e muitas vezes perdem grandes oportunidades por simplesmente ignorar uma informação que os concorrentes utilizam ao saber que dentro de suas paredes há muito conhecimento e fazem uso do mesmo.
Com as novas opções de meios de comunicação, passando pela internet e chegando ao telefones celulares, é possível criar campanhas direcionadas ao público de maneira mais correta, cada faixa-etária tem uma preferência, e como não há mais barreiras físicas, após o advento da internet, pode-se perceber claramente que uma propaganda circula pelo mundo e chega ao consumidor pelo próprio computador ou telefone celular.
Mas também existem certos cuidados que devem ser tomados, e então entra em ação o Marketing permissivo, pois nem sempre o cliente está disponível para receber uma ligação ou e-mail da empresa, talvez nem a deseje realmente e isto acaba transformando a organização na mente do consumidor, que antes atendia seus desejos e hoje só enche sua caixa de e-mail ou telefone em horários inapropriados.
E então você nota que além de receber o que não quer, ainda sente sua privacidade invadida, e desta maneira a organização perde um cliente.
A comunicação envolve toda a organização, iniciada internamente e que chega até o cliente, e uma empresa só pode dar ao mercado o que possui dentro de si, o que leva a entender como é a cultura de uma organização que realmente se comunica com seus clientes e lhes pede permissão para transmitir sua mensagem.