2 de fevereiro de 2011

Mercados, estudos e conhecimento em Marketing

Selecionar o público-alvo é um trabalho que exige uma pesquisa muito bem elaborada, mas que auxilia toda e qualquer organização a entender melhor o que o consumidor deseja, em que local este consumidor pretende adquirir, que atributos e serviços associados são fundamentais.
Todas as pesquisas realizadas para "limitar" o público-alvo devem trazer informações precisas, sem que haja qualquer ponto não explorado, mas como cada organização é diferente, os pontos inseridos na pesquisa são completamente distintos.
Até mesmo para a continuidade da vida de um produto é necessário pesquisar, entender o que deve ser melhorado e qual é o grau de satisfação do cliente.
Mas ainda assim as empresas devem estar atentas ao ciclo de vida, aos concorrentes, às tendências, novas tecnologias etc., para que, durante a vida do produto, não perca o seu mercado.
Ao estudar constantemente o mercado, uma empresa pode obter dados que os concorrentes não enxergam, o mesmo ocorre com a sua organização, e com os estudos são percebidas as tendências ou pequenos ajustes do produto ao gosto do cliente.
Quando uma organização deixa de coletar dados em um mercado pode deixar escapar uma grande oportunidade, o que os concorrentes farão é aproveitar esta brecha e ocupar um espaço que já possuía "um dono".
A melhor maneira de atender ao mercado é buscar informações relevantes para a sua organização, que permita entender melhor o que pensa o consumidor, que ações os concorrentes estão tomando e o que pode ser o grande diferencial da sua empresa diante da concorrência.
Estudar somente não renderá frutos, todos os estudos devem ter uma razão para a sua realização, as pesquisas podem ter um custo elevado e algumas organizações guardam o que foi coletado em um banco de dados que ninguém pode acessar, como se o guardar a informação fosse muito mais importante do que utilizá-la para melhorar as estratégias, atender melhor ao consumidor ou evitar que o concorrente tome a sua fatia de mercado.
Quando uma organização ajusta os estudos com o conhecimento, tem grandes chances de obter êxito no mercado, encontra soluções realmente ajustadas aos desejos do consumidor e evita que os concorrentes se aproximem ou tomem a sua fatia de mercado.
O conhecimento de mercado é adquirido diariamente, com estudos e conhecimentos utilizados com um foco único, permitindo que toda a organização saiba justamente o caminho a seguir, assim como você faz com sua própria vida.