15 de fevereiro de 2011

O aprendizado contínuo dentro do aperfeiçoamento organizacional aplicado nas estratégias de Marketing com o foco no relacionamento com o consumidor

Concluir os processos que levam ao êxito na elaboração dos produtos e serviços nas empresas permite conhecer melhor a organização, como todas as áreas estão interligadas, direta e indiretamente, além de apontar como os fornecedores e distribuidores estão inseridos nas estratégias que abrem caminhos para que sejam obtidas as vantagens competitivas que diferenciam as melhores organizações e criam o relacionamento com os consumidores além do contato no momento de uma aquisição.
Poucas empresas estão preparadas para lidar com a realidade, tentando sempre encobrir seus erros ao colocar a culpa nos concorrentes, que na verdade só fizeram o melhor trabalho, a pesquisa que trouxe as informações mais precisas e aplicaram-nas na criação de produtos e serviços que atendem aos desejos dos consumidores e são incomparáveis.
É possível encontrar ainda empresas que se tornaram especialistas em fugir dos consumidores, pois não se conhecem e não querem saber quem é o cliente que entra em contato, tratando-o como um objeto que é substituído rapidamente e não faz diferença alguma, deixando mais claro que tudo o que a empresa produz não é digno de atenção.
Mas mesmo assim existe um outro lado, onde o aprendizado contínuo é feito com base na troca constante de informações, aprendendo com seus consumidores e colaboradores, realizando os investimentos necessários para estabelecer diferenciais que não aparecem para o concorrente, mas são essenciais e muito claros para os clientes.
Então fica mais fácil entender como os consumidores passam a adotar as marcas, além de torná-las parte das suas vidas, tendo como base um relacionamento feito sobre as ações que possuem um valor que em nada lembra o dinheiro usado em uma compra.
Da mesma maneira é interessante ressaltar que boa parte da impressão positiva é dada quando o cliente está em contato com os colaboradores das empresas, e que durante uma compra o vendedor não é um mero participante do processo que será findado em curto espaço de tempo, mas é a pessoa que permite que as portas fiquem abertas e, em breve, o consumidor volte.
Outros pontos também são essenciais no relacionamento com o consumidor, mas o contato humano, feito por e para humanos, é o que mais chama a atenção, até mesmo em um procedimento de entrega, pois, neste instante, o cliente está em contato com a empresa que lhe ofereceu uma opção em forma de produtos ou serviços.
As empresas podem aproveitar suas histórias para tornar o desenvolvimento em uma constante, tão habitual que fará com que os colaboradores sejam tão diferenciados que as ideias diárias não deixarão os concorrentes se aproximarem dos seus consumidores.