2 de fevereiro de 2011

Objetivos e conhecimentos em Marketing

Definir corretamente os objetivos a serem alcançados em um mercado é transformar as informações das coletas de dados em conhecimento, mesmo assim algumas organizações relutam em compartilhar com seus colaboradores o acesso às informações.
Quanto mais pessoas puderem se envolver na elaboração dos objetivos, pois cada área possui uma visão diferenciada do que é melhor para se fazer, pode-se ganhar a integração entre as áreas, construir um foco comum a todos e evitar as disputas internas que não levam a lugar algum.
O relacionamento também melhora, a troca de informações entra as áreas permite que os diferentes conhecimentos se encaixem e tragam resultados muito melhores.
A forma com a qual cada área lida com as informações isoladas pode trazer a falta de sincronia na execução do projeto, existem casos onde as equipes trabalharam sem se comunicar e na hora de colocar para funcionar o produto tudo deu errado, por um motivo simples e que você pode até pensar que é raro, mas cada equipe utilizou unidades de medidas diferentes, uma trabalhou com polegadas e a outra com centímetros, e na hora de unir o que cada uma fez, claramente não houve êxito.
Em algumas organizações esta mesma falta de comunicação acaba gerando um desconforto, talvez porque cada pessoa seja incentivada desde pequena a não dividir nada com os demais, é assim quando se entra na escola, e isto continua a se perpetuar ao longo das gerações.
Outro ponto é que aqueles que tem medo de dividir uma informação não sabem onde procurar um conhecimento novo, estão presos dentro de um conhecimento que não terá utilidade porque não dividem, e então guardam a informação para si.
Quando as organizações esperam que as pessoas trabalhem em equipe se esquecem de que todos os colaboradores possuem um conhecimento distinto, as experiências passadas influenciam diretamente na forma de aplicar o conhecimento que cada pessoa tem, e também deixam de aproveitar as oportunidades enxergadas por um colaborador quando julgam que este não possui inteligência suficiente para criar algo.
Então você acaba percebendo que muitas pessoas não se reconhecem como criativas, porque sempre que trouxeram algo novo para os demais, perderam a motivação pelos comentários negativos.
Mas também deve-se ter consciência de que todas as idéias aproveitadas passaram por estudos e pesquisas, para dar uma base que comprove a viabilidade do produto ou serviço criado.
Em um mercado muito competitivo o grande diferencial de uma organização está na capacidade de inovação e criação, e muitas vezes o inovar é tornar mais simples a forma com que se entrega ao consumidor o objeto de seus desejos.
A criatividade é natural à todas as pessoas, basta você lembrar quantas vezes uma solução surgiu de muita reflexão e do conhecimento obtido ao longo da vida.
Logicamente a criatividade é possível graças a informação, a aplicação do conhecimento sobre a informação e das diferenças entre cada pessoa, e que muitas pessoas acham que a criatividade é específica a uma determinada profissão.
Sempre que os objetivos são planejados e estruturados pela organização como um todo, todos poderão obter vantagens competitivas muito maiores que os concorrentes, basta saber que o conhecimento sempre tem novas informações agregadas e que sua profundidade sempre é ampliada ao trocar informações com novas pessoas.
Enquanto o conhecimento puder ser compartilhado e ampliado, muitas pessoas terão a possibilidade de procurar novas fontes, para desenvolver o seu conhecimento próprio e permitir-se aprender com os demais.