17 de fevereiro de 2011

Os canais de comunicação associados à inovação e ao compartilhamento de informações entre colaboradores para diferenciar os produtos e serviços em Marketing

A comunicação entre todas as áreas de uma empresa produz um volume muito maior de  ideias e inovações, colocando a maior parte das informações em locais acessíveis a todos, criando uma conexão que abrange todos os colaboradores, além de abrir espaço para que os fornecedores e distribuidores possam contar com os canais usados para gerenciar e colocar em prática ações diferenciadas que elevam o valor dos produtos e serviços produzidos.
Comunicar-se bem internamente faz das empresas eternas pensadoras, pois a troca constante de informações permite sair do comum, fazer o mais simples a agradar aos consumidores.
Como esta ação é efetuada apenas nas empresas inteligentes é fácil entender o que leva um cliente a optar por organizações que vão além do óbvio, que em muitos casos pode trazer uma falsa impressão de que o ponto em questão é o produto ou serviço.
Esta ótica não traz apenas um trabalho muito maior para as organizações, já que o tratamento, dado aos produtos e serviços, deve ser valorizado, mas a relação existente, tanto interna quanto externamente, faz a diferença quando o consumidor irá escolher o que lhe atende aos desejos.
O curioso é que muitas empresas preferem voltar seus olhos exclusivamente para o que é produzido internamente, e o relacionamento entre as áreas e pessoas está fora de questão, não é uma constante, mas uma exceção em todos os processos, evidenciando a falta de visão e de capacidade em gerenciar opiniões diferentes, e o crescimento passa a ficar cada vez mais distante.
Só que as empresas pouco preparadas não conseguem parar para pensar, já que estão ocupadas demais com a produção, e os diferenciais são detalhes, assim como os clientes, que só serão valorizados no ato da compra.
E também é fato que as empresas estão com seus ciclos de vida cada vez menores, surgindo e desaparecendo tão rapidamente que sequer marcam a memória dos consumidores, enquanto que os concorrentes bem preparados e estruturados criam ferramentas para compreender seus clientes, usando indicadores que apontam o rumo correto a seguir.
Mas também há outro fator envolvido, que é a capacidade em oferecer produtos e serviços no momento correto, e esta é mais uma questão abordada de forma equivocada na maioria dos casos, pois as empresas também deixam a desejar no quesito pesquisas, preferindo fazer as perguntas sem uma razão plausível e eficaz.
Gerenciar a comunicação vai além da capacidade de se criar um canal para que as pessoas mantenham contato, fazendo uso do conhecimento que está encoberto por divisórias que criam departamentos e só prejudica o contato dos colaboradores, entre eles próprios e com os consumidores.