2 de fevereiro de 2011

Planejamento e informações em Marketing

O planejamento é um dos principais motores existentes para o êxito de uma organização, coletar dados, fazer a análise, encontrar as oportunidades, entender o mercado e buscar a melhoria contínua são fatores que permitem a integração da organização.
Durante algum tempo cada área possuía um tipo de informação, como se o seu desempenho deixasse de interferir no restante da organização ou que outra área determinasse o seu desempenho.
Este tipo de visão limita as possibilidades de uma empresa, pois cada uma das áreas irá achar que é mais importante que a outra, que o sucesso desta organização está em suas mãos e que as demais áreas são meros figurantes.
Inserir um novo conceito de integração, real e aplicado, dentro das empresas pode levar um tempo, pois as pessoas tendem a resistir à mudança, porque tem medo daquilo que não conhecem e se esquecem que todo o aprendizado adquirido na vida era, inicialmente, desconhecido.
Mudar uma cultura organizacional exige um bom planejamento, ninguém muda da noite para o dia, desta forma percebe-se que até mesmo o simples gesto de repassar um conhecimento é difícil, talvez porque a pessoa não saiba mais onde procurar novos conhecimentos ou por acreditar que o segredo daquela informação lhe dará poder.
Em uma era onde a informação está disponível para qualquer pessoa, é necessário saber como utilizar uma informação, e ao planejar as ações ou mudanças em uma organização é necessário conhecer as necessidades para se estabelecer um conhecimento comum a todos.
Com a facilidade gerada pela internet pode-se ver que há um determinado volume de informações que percorre a organização, mesmo assim ainda existem empresas que não permitem que uma mesma informação chegue a todas as áreas, e acabe gerando dificuldades na execução do planejamento.
O que também era comum ocorrer, e que ainda hoje acontece, é criar um novo projeto e utilizar duas equipes distintas para desenvolvê-lo, e que essas equipes não se encontram para ajustar alguns pontos vitais para que o projeto seja concluído.
Este simples detalhe pode determinar o sucesso de um projeto, e os gestores devem ter consciência da importância de reuniões que sirvam para ajustar medidas, dimensões, tempo etc., pois o projeto é único e deve funcionar como tal.
Talvez você até conheça exemplos onde duas ou mais equipes desenvolveram um projeto e cada uma delas trabalhou com informações diferentes, resultando em um produto final sem serventia, ou que precisou ser refeito por completo, mesmo assim é possível evitar este tipo de fato quando toda a organização possui o mesmo tipo de informação, quando as pessoas se encontram para trocar informações e realmente trabalham com um foco definido.
Muitas organizações ainda trabalham de forma separada, como se cada área estivesse muito distante das outras, criando paredes invisíveis que não permitem o desenvolvimento de conhecimento individual e coletivo.