17 de abril de 2011

A cultura da distribuição de informações coletadas em pesquisas de Marketing e na troca de ideias ente as áreas

Empresas que baseiam suas ações no achar deixam territórios muito maiores para seus concorrentes, criam ilusões de que o negócio funciona de uma única forma e nada fazem para se diferenciarem das outras empresas, não pensando antes de agir e sequer se aproximando do conhecimento, pois ele traria informações que não agradariam àqueles que preferem fazer tudo às pressas e de forma errada.
Erros são constantes que acompanham empresas que não conhecem seus clientes e que preferem se distanciar do autoconhecimento, pois não acreditam em informações baseadas no conhecimento, já que ignorar o que as outras pessoas pensam é o principal ato inserido em suas culturas.
Então o achar passa a ser o principal fator que direciona cada organização, passando longe de toda e qualquer oportunidade de aprender, e revelando também que há uma crença de que a empresa já sabe tudo e possui todas as respostas, quando no fundo não sabe quem ela própria é.
Enquanto isso os concorrentes buscam criar uma cultura onde as dúvidas levarão às respostas corretas, com a prática diária da distribuição de informações, onde a melhoria contínua é exercida com maestria e não abrange uma única área, pois todos trabalham com um foco e sabem que cada colaborador tem o mesmo valor do que os demais.
Além disso as melhores empresas tratam o conhecimento de forma diferenciada, retirando-o dos arquivos onde são armazenados e colocando-o em ação, nas mãos dos colaboradores e partindo para níveis onde a vanguarda é um diferencial a ser oferecido aos consumidores.
Mesmo assim existem as situações em que as dúvidas surgem, e são tratadas como oportunidades, já que todo problema é uma oportunidade de crescimento e faz valer o investimento em estudos e pesquisas.
Mas além destas oportunidades existem caminhos que devem ser estruturados desde a base, que surge no momento em que a empresa é fundada, e permite que a cultura organizacional seja formada de forma inteligente e direcionada ao êxito, que traz como consequência o sucesso.
Com este tratamento diferenciado é possível criar ações muito mais precisas e que estejam alinhadas com os desejos dos clientes, apontando para soluções mais eficazes e atrativas.