22 de abril de 2011

Percepções da aplicação do conhecimento dos colaboradores em soluções diferenciadas da concorrência em Marketing

Muitas teorias podem ser aplicadas ao quotidiano das pessoas que compreendem o contexto e fazem da prática o exercício real do que foi assimilado, demonstrando que o conhecimento incluso nas instruções é relevante e que sempre existe a conexão direta entre a teoria e prática, especialmente nos lugares onde a inteligência é a geradora do desenvolvimento contínuo, com percepções diferenciadas e que revelam mais do que necessidades de clientes a se atender.
Trazer para o dia a dia das pessoas a oportunidade de inovação e desenvolvimento cria no ambiente organizacional um estado contínuo de desenvolvimento, onde a percepção distinta de cada colaborador é baseada em estudos e pesquisas com conhecimento aplicado e na capacidade de se ir além do óbvio.
Por muitas vezes o óbvio pode ser colocado como a ação comum a todas as empresas, passos que deterioram o desenvolvimento, já que encarar as ações determinadas como difíceis é a constante, e o simples deixa de ser óbvio.
Então a simplicidade não é apenas o recorte de aspectos que encantam os consumidores, mas a gestão de ideias que componham produtos e serviços e agreguem valor.
Mas ainda assim muitas empresas tentam criar obstáculos internos para a criatividade, o que parece uma utopia e é o que mais ocorre, já que o tratamento dado ao desenvolvimento, de ideias e sugestões, fica restrito às pessoas que teoricamente possuem um conhecimento maior, e que no fundo apenas abrangem áreas onde as suas habilidades são realmente melhor aplicadas, e em outros cenários não se traduzem em resultados positivos.
Por isso é necessário eliminar toda e qualquer suposição relacionada à criatividade, já que cada colaborador possui uma percepção única e exclusiva, que vai ao encontro de grandes soluções no dia a dia organizacional, aplicando os conhecimentos adquiridos durante os anos anteriores e que desembocam na construção dos produtos e serviços que atenderão aos consumidores.
A maior limitação das empresas é determinada pela incapacidade em gerenciar as novas ideias e estudá-las mais profundamente, acreditando que todo investimento em melhoria é custo, assim como seus colaboradores e todas as ações que venham a permitir que mais de uma pessoa pense dentro da organização.