Planejar as mudanças dentro de uma empresa demonstra um conhecimento avançado sobre as opções que são oferecidas para melhorar continuamente o que é feito hoje, sem perder o foco ou deixar que as decisões tomadas sem um pensamento anterior embasado em estudos aprofundados ganhem o foco como a regra, quando são exceções que invariavelmente não trazem resultados positivos.
Ações tomadas sem planejamento causam situações que atrapalham a manutenção ou alcance da excelência dentro da organização, apontando as limitações que incluem a visão e o próprio conhecimento da organização sobre si, revelando que tudo é feito de repente, sem uma razão ou sequer noção do resultado.
Chega a ser interessante observar que isto ocorre diariamente em empresas que não estabelecem um padrão de atuação, como forma de dizer que tudo muda a qualquer momento, só que se você não sabe o que faz agora não saberá o que fazer para mudar, criando um paradoxo que inviabiliza o crescimento.
Desta forma os concorrentes que agem de forma planejada passam a ganhar uma fatia maior do mercado, criando um histórico que engloba muito mais do que arquivos onde as decisões foram baseadas e tomadas, fazendo com que os próprios consumidores se sintam inclusos na organização.
Esta inclusão não significa a fidelidade gerada por parte da empresa, mas justamente o contrário, onde o cliente deixa a organização entrar na sua vida e passa a tratá-la como sua, algo que coloca para trás todas as ações que visam sufocar o cliente.
Neste estágio é fácil notar porque algumas empresas se destacam e mantém o mesmo ritmo por um longo período, prolongando o ciclo de vida da organização, do setor e dos produtos e serviços oferecidos, sem deixar a oportunidade de desenvolvimento chegar aos concorrentes.
Por outro lado há também um fator que influencia diretamente na forma como a empresa lida com ela própria, que vem do momento de sua criação, pois ao conhecer o que, como, onde e para quem será feito tudo acaba por mostrar que as pesquisas e os estudos anteriores deixam muito mais viva a ideia de que todas as empresas podem desfrutar de êxito, desde que preparadas para fazer o seu negócio fluir ao trabalharem realmente.
Isto também aponta que em alguns mercados existem empresas que parecem tão sólidas que durarão para sempre, e só poderão alcançar este nível ao entenderem que, um dia, podem fechar suas portas, e então passam a trabalhar arduamente a cada novo dia, como se fosse o primeiro dia e a última oportunidade disponível.
Então a relação da empresa com o mercado ganha um foco diferenciado, pois ela sabe que terá que tratar seus colaboradores como quer ser tratada, e para isso acontecer é vital que cada ação tenha uma razão baseada em estudos, e não pela insanidade de alguém que acha que aquilo é bom.
As empresas só conseguem gerenciar seus destinos e ações quando se conhecem de tal maneira que cada dia em suas histórias não é contado como outro dia, mas uma nova oportunidade de satisfazer consumidores e permitir que os colaboradores exponham suas ideias e as transformem em realidade após estudá-las e dividi-las com os demais.