16 de abril de 2011

A colaboração interna das áreas na oferta dos melhores produtos e serviços aos clientes e a constante troca de ideias como fonte de desenvolvimento em Marketing

Muitas empresas encaram o mercado como fonte de duas opções, sendo que mal sabem qual delas aproveitar, criando impasses que tornam mais difícil realizar o planejamento e colocar em prática tudo o que passará a determinar os próximos passos, esquecendo-se de que sempre existem mais de duas respostas para cada questão, pois a diversidade encontrada nos diferentes consumidores sempre ampliam o leque de escolhas.
Escolher as ações futuras parece uma tarefa que se torna difícil com o passar dos anos, especialmente quando as empresas passam a achar que só terão sucesso ao manter o que é feito hoje sem evoluir, como se aquele estágio já fosse o suficiente ou o final dos processos.
Ao encarar tudo desta forma a empresa alcança um nível onde o suicídio é inevitável, passando apenas a sobreviver do que restou da sua história, ao invés de tomar uma posição onde as reações são deixadas para os concorrentes que não se prepararam e fizeram por merecer a atenção dos clientes.
Mesmo assim é interessante construir a base do desenvolvimento sobre a distribuição do conhecimento, que não é a mera troca de dados armazenados em algum local, pois o valor do conhecimento só é mensurável quando ele passa a fazer parte do quotidiano das pessoas e se transforma em ideias.
E com esta ação tudo o que é produzido traz diferenciais, sai do comum e acaba por atrair a atenção dos clientes de forma diferenciada, colocando em prática a oferta de soluções.
Por isso é interessante favorecer a troca de ideias, gerenciando as informações de maneira inteligente, sem perder o foco das ações que já garantem aos consumidores os melhores produtos e serviços e mesmo assim trazendo a inovação como parte da melhoria contínua.
Então a cada dia as novas oportunidades são encontradas ao serem somadas as ideias e informações de cada um dos colaboradores, que renovam a criatividade ao administrarem os fluxos e trocas firmadas a cada contato, comprovando a eficácia dos estudos e pesquisas efetuados e que contam com a participação dos mais variados universos de conhecimento, existentes em cada área, colocando um mesmo objeto sob inúmeras perspectivas de análise.