18 de abril de 2011

O conhecimento usado em estudos e pesquisas para a criação das estratégias voltadas à diferenciação em Marketing

Usar a estratégia correta para atuar em um mercado não se refere apenas à aplicação de conceitos que naturalmente recebem mais destaque, pois a absorção do conhecimento permite adequar a inserção de novas práticas em um ambiente que já vivencia a excelência e busca dar uma homogeneidade aos focos, sem que para isso tenha que padronizar o que cada colaborador pensa.
Muitas empresas acham que precisam definir somente a maneira como trabalharão seus 4 p´s, já que não buscam aprimorar o conhecimento ao longo dos anos, criando assim barreiras e âncoras que as prendem no tempo, assim como é interessante notar que sempre existirão organizações que deixarão de olhar o conjunto de fatores para dar muito mais valor àquilo que isoladamente não poderá trazer um resultado estupendo.
Sendo assim o interesse das empresas pode parecer muito bem focado, só que esbarra na falta de compreensão do conjunto de variáveis que permitem a existência das empresas, pois sem o consumidor não há como atender desejos, e também coletar informações em estudos e pesquisas.
Só que este dimensionamento do mercado real vai trazer também pontos que se referem diretamente aos concorrentes, e por mais que o benchmarking seja bem feito sempre há o que fazer de maneira única, pois esta ação não é uma mera e simples cópia daquilo que as demais organizações estão fazendo, por mais que a maioria das empresas assim o faça.
Ainda assim existe o planejamento estratégico, que engloba uma gama de variáveis que abre novas oportunidades às empresas inteligentes, e isto também insere a capacidade de buscar o desenvolvimento ao ter conhecimento dos pontos que devem ser melhorados.
Além disso as análises efetuadas nos ambientes internos e externos também denotam aspectos que estão conectados com a criatividade e percepção de nuances que levam a colocar no mercado produtos e serviços diferenciados.
A forma como as empresas são tratadas por elas mesmas dão o tom com o qual a inovação será implantada em suas áreas com o foco na excelência e priorizando o desenvolvimento contínuo de soluções a serem colocadas nas mãos dos clientes, baseando suas ações em estratégias que aplicam o conhecimento nas práticas que apontam a vanguarda do mercado.