23 de abril de 2011

O uso e a criação de indicadores de forma estratégica em Marketing

Mensurar constantemente suas ações dá às empresas a oportunidade de melhorar, criar históricos que tragam exemplos claros do que foi feito, das decisões tomadas internamente e que também foram utilizadas após um concorrente servir de referência, sem que para isto a essência organizacional tenha sido abandonada ou morta.
Saber usar os indicadores a seu favor faz das empresas as gerenciadoras de seus destinos, mesmo que do outro lado estejam empresas reconhecidas por suas competências, que se destacam pelos produtos e serviços ofertados e que já contem com um parcela considerável de consumidores em um mercado praticamente saturado.
Só que também existe um lado com o qual poucas empresas sabem lidar, onde a formação do conhecimento não é o coadjuvante, pois o princípio da existência de qualquer empresa é o desenvolvimento, a não ser que seus criadores tenham como filosofia de vida permanecer eternamente no mesmo lugar.
Tirando isto é possível trazer para dentro das empresas mais do que um aglomerado de informações, que pouco têm em comum ou que raramente servirão como fonte de aperfeiçoamento, e, portanto, há um caminho muito tortuoso a seguir, revelando que o uso e as aplicações do conhecimento são irrelevantes, assim como a organização.
Enquanto isso ocorre as demais empresas optam por tornar mais fácil a circulação dos dados, e deixam-nos armazenados em locais de fácil acesso, uma premissa que se inicia com o poder da informação que circula o ambiente organizacional e se traduz nos melhores produtos e serviços.
Há também um lado oculto que pode ser revelado quando as mudanças são incluídas no dia a dia destas empresas, e as razões usadas pelos clientes para não adquirirem seus produtos ou serviços acabam por serem lançadas na mesa, e este é o tipo de situação que a maioria das empresas não quer enfrentar, pois acham que irão perder, só que se não sabem o que devem fazer para conquistar clientes não há como sair do lugar em que se encontram hoje.
Então os dessabores são maiores, pois a empresa não quer saber o que ela pode ter feito e não agradado, já que na maior parte do tempo o único interesse é ter reconhecimento por aquilo que foi feito corretamente, encobrindo os supostos erros e prejudicando o aprendizado em todas as áreas.