25 de julho de 2011

O aprendizado contínuo e a fidelização de clientes em Marketing

As decisões devem ser tomadas com base em fatos e dados, para que o maior número de variáveis seja analisado, para que as pessoas tomem conhecimento das ações e que também assimilem o conteúdo do planejamento e estratégias.
Ao analisar o mercado é fácil encontrar empresas que optam por achar soluções, não pensam nos resultados e tratam seus clientes como um detalhe no mercado, pois assim a empresa acredita, devido à sua cultura.
A busca por novos clientes a todo momento é uma prova de que a empresa não sabe se relacionar com seus clientes, a fidelização não existe e a empresa sempre acha que está fazendo o seu melhor.
Enquanto algumas empresas optam por achar, outras pensam, planejam e conhecem o mercado ao realizar estudos e pesquisas, pois buscam atender seus consumidores e fidelizá-los, e quando não conseguem fidelizar podem ao menos abrir uma porta para que no futuro o cliente volte a procurar seus produtos ou serviços.
Só que muitas empresas imaginam que seus maiores concorrentes estão disputando o mercado, esquecem que se a empresa procurar fazer o seu melhor diariamente terá maiores oportunidades e chances de êxito, mas ao acreditar que a concorrência determina seu futuro deixa de inovar e investir em conhecimento.
Na verdade o maior concorrente da empresa é a própria empresa, por mais que isto não pareça real é a empresa que determina seu futuro no mercado, a não ser que tenha deixado os concorrentes definirem suas ações.
Quando a empresa consegue controlar suas escolhas é possível ampliar a visão do mercado, fazer o melhor a cada novo dia e saber que o relacionamento com seus clientes pode ser muito mais do que a troca de um produto ou serviço por puro e simples dinheiro.