17 de julho de 2011

As oportunidades encontradas nas mudanças do mercado em Marketing

Oferecer soluções é muito mais prático do que lidar com problemas, mas a cultura das empresas pode estar presa a conceitos que foram estabelecidos há muito tempo, o que limita a visão de oportunidades e não deixa que haja um desenvolvimento das pessoas e da própria organização.
A concorrência pode ser saudável quando as empresas optam por buscar dentro de si as melhores soluções, criam oportunidades de aprender diariamente e até mesmo criam um ambiente interno que incentiva o uso da inteligência.
Mas muitas pessoas acreditam que o concorrente deve desaparecer, talvez porque não saibam que as pessoas são diferentes, têm percepções diferenciadas de valor, desejam que os produtos ou serviços tenham um nível de qualidade diferenciado e, por incrível que pareça, muitas pessoas acreditam que irão atender a todos os clientes do planeta, como se todas as pessoas fossem iguais.
Com este tipo de cultura é fácil perceber que os colaboradores também passam por treinamentos que visam igualar as pessoas, fazendo com que elas percam o seu melhor diferencial, deixem de evoluir e ampliar seus conhecimentos para se transformarem em máquinas que executam tarefas sempre do mesmo modo.
Só que se a empresa possui esta cultura é necessário mudar, algo difícil de se fazer quando os próprios colaboradores não sentem-se à vontade para fazê-lo, uma vez que sempre foram treinados para permanecerem estagnados em um nível.
Então surgem campanhas que limitam o público-alvo, com alcance menor do que o esperado, pois a empresa simplesmente achou que deveria mudar suas ações, investir em mídias diferentes e que o cliente tem obrigação de ir atrás da informação, mas esta empresa esquece que deve colocar o seu produto e até mesmo suas propagandas no local em que são encontrados os clientes, e isto requer estudos, pesquisas e análises com base em dados confiáveis.
Talvez a melhor ação das empresas seja perceber que as pessoas que oferecem seus serviços são diferentes, exigem cuidados que nem sempre são notados, pois o treinamento existe para melhorar as habilidades e não para tornar todas as pessoas iguais.