9 de julho de 2011

O alinhamento da cultura com o autoconhecimento e o desenvolvimento organizacional em Marketing

Certas informações são imprescindíveis para determinadas áreas, como fonte de conhecimento e de gestão aplicada em ações que visam aumentar os benefícios, estabilizar e manter o nível de excelência por um período determinado, desenvolvendo continuamente as habilidades dos colaboradores, priorizando os investimentos que colocam em ação o uso e a formação de ideias inovadoras.
Conhecer muito bem a organização torna o desenvolvimento de soluções muito mais rápido e efetivo, além de apontar melhorias com agilidade e precisão em um tempo tão curto que os próprios colaboradores não perceberão a flutuação.
Mas para que isto ocorra é necessário contar com colaboradores bem preparados, e neste quesito as organizações acabam não percebendo que diariamente elas devem servir como instrumentos de ensino para os seus colaboradores, não para adestrá-los, mas de forma a cultivar um certo padrão focado na excelência ao se melhorar a cada novo dia.
No mesmo momento que a empresa percebe a sua importância no preparo de seus colaboradores muitas pessoas imaginarão que esta ação é um custo, tendo como base a visão míope que elimina diariamente inúmeras empresas em muitos mercados, já que elas não se cuidam e fazem o mínimo para melhorar.
Desta maneira não há como evoluir, gerar a inovação e agradar aos clientes ofertando-lhes os produtos e serviços da empresa, pois a falta de conhecimento dá uma vantagem competitiva muito maior aos concorrentes, especialmente quando informações desencontradas são fornecidas dentro de um curto espaço de tempo.
Mas o que realmente impacta nas ações é a incapacidade de aceitar que a organização precisa renovar suas ideias ao longo dos anos, algo que fica sustentado até o ponto em que a empresa precisa fechar as portas, para não precisar investir e se adaptar ao mercado em mudança.
Só que os concorrentes preferem investir no desenvolvimento, como se pudessem criar olhos infinitos e apontá-los em todas as direções com a finalidade de descobrir no que ainda podem melhorar, de que forma a melhoria deve ser implantada e como seus colaboradores estarão inseridos neste conjunto de fatores que leva ao êxito e consequentemente ao sucesso.
São estas leves alterações que determinam como a empresa será vista pelos clientes, e hoje a comunicação é praticamente ininterrupta, com um fluxo elevado e que não deixa margem para empresas que ainda possuem uma única pessoa decidindo seu destino.