12 de julho de 2011

Relacionamentos direcionados com a inteligência e o conhecimento organizacional em Marketing

O tratamento dado aos colaboradores é refletido no atendimento aos clientes, fato já testemunhado e abolido do ambiente organizacional das empresas inteligentes, que não arriscam suas histórias para diariamente visualizarem seus consumidores migrando para os concorrentes.
Tratar as pessoas como se fossem coisas é um procedimento muito comum e que tira qualquer crédito das empresas, pois é assim que também tratarão seus clientes, com uma leve diferença, que envolve o dinheiro ganho de maneira injusta.
Os mercados ainda possuem empresas assim porque diariamente surgem novas organizações com esta visão míope do mercado, mas que acabam tendo suas vidas encurtadas a medida em que os clientes as deixam.
Mesmo assim é possível encontrar um lado positivo nesta forma de tratamento, que é o encerrar de atividades, muito benéfico para os consumidores, seus colaboradores e o mercado, que consegue evoluir e permitir que somente os melhores se estabeleçam e continuem suas atividades normalmente.
Por outro lado algumas pessoas acharão que uma empresa que fecha as portas não pode ser definido como um ponto positivo, algo até certo ponto passível de dúvida, mas que na análise profunda demonstra que cada ação era tomada com a intenção de prejudicar alguém, partindo do momento em que os colaboradores eram tratados como objetos a serem alocados em um canto qualquer.
Desta maneira é possível traçar o perfil daquelas empresas que seguem em direção oposta, onde colaboradores são tratados como pessoas, e que cada ação é proposta sobre ideias que têm como objetivo atender e satisfazer aos consumidores, e é desta forma que as organizações passam a tratar seus próprios colaboradores como clientes, pois se eles não compram as ideias antes do consumidor há uma vantagem competitiva gigantesca para seus concorrentes.