13 de julho de 2011

A relevância das ações desenvolvidas com o conhecimento para a satisfação dos consumidores em Marketing

Muitas empresas preferem correr atrás do sucesso ao invés de buscarem o êxito que traz como consequência o sucesso, algo que pode não parecer realidade, mas que no fundo é o que torna uma organização competente de compromissada consigo mesma e com seus consumidores.
A relevância de muitas ações organizacionais tem como base o conhecimento, ponto que foge da realidade de muitas delas por não conseguirem entender como uma empresa funciona realmente, tratando todas as situações como problemas ou custos, demonstrando a incapacidade de avaliação do mundo real, já que vivem em uma caixa fechada em que o conhecimento não pode penetrar para não mostrar que sempre existem muitas soluções para uma mesma pergunta.
Desta maneira é possível olhar para o mercado e notar que as empresas dominadas por aqueles que acreditam ter o poder de decisão é que acabam desaparecendo mais rapidamente, uma vez que colocam seus consumidores em uma linha abaixo delas próprias, quando devem estar no mesmo plano que seus clientes e colaboradores.
Por isso é fácil entender que a mudança para outras empresas, tanto de clientes como de colaboradores, é um reflexo direto da cultura formada sobre a punição constante de todos aqueles que preferem fazer o que é certo, que evitam colocar o engôdo como fonte primária de ações e que guardam suas ideias porque jamais serão valorizadas por serem vistas como custos.
Então nada mais natural do que uma mudança de empresa, a saída repentina só é assim encarada por aqueles que não conseguem enxergar o que está diante dos olhos, que não entendem que um determinado negócio possui inúmeras maneiras de funcionamento e que ser a exceção é o que há de melhor, pois se todas as demais empresas são colocadas em um mesmo cesto é porque os clientes não as valorizam, como elas próprias não o fazem.
Mas além disso é interessante observar que diariamente os tropeços são causados pela falta de competência em lidar com o mundo real, trazendo novamente a figura de alguém de não pensa e acha que suas sugestões são respostas que resolvem tudo, e no fim das contas é o que acontece, pois o cliente se cansa, os colaboradores vão para os concorrentes e a empresa fecha suas portas, uma solução mais do que desejada pelo mercado.
Por outro lado existem os concorrentes que baseiam as decisões na comunicação, na troca de ideias e conhecimentos, que se fortalecem a cada novo dia ao compreenderem que o melhor que fizeram hoje não é o bastante para o dia de amanhã.
Com esta visão mais ampla e atual do mercado é necessário trazer o máximo de informações relevantes para dentro da organização, e os próprios colaboradores tratam de colocar a empresa em suas vidas de tal forma que não buscam realizar suas tarefas apenas por realizá-las, mas porque sabem que do outro lado há um consumidor para ser satisfeito plenamente através de todo o seu esforço e dedicação.