21 de agosto de 2011

O aprofundamento da relação com o consumidor com o buzz Marketing

Estratégias de comunicação com o cliente podem ser diversificadas, tendo como premissa conhecer as ferramentas a serem usadas, sempre associando a ação àquilo que faz parte da vida do consumidor, sem perder de vista o planejamento e executando-o a tempo de não deixar os concorrentes saírem na frente.
Muitas empresas não se adaptam ao seu tempo, acabam por deixar o mercado para seus concorrentes e não entendem como foram perder o espaço, fato que serve como exemplo ano após ano para as demais organizações quando o assunto é o êxito de uma ação.
Só que a saída pode ser compreender melhor o funcionamento do mercado, para que cada nova estratégia seja usada de acordo com o presente, especialmente quando há uma diversidade de canais de comunicação à disposição de todas as empresas.
Por outro lado é preciso evitar de sair fazendo de tudo para conquistar o cliente, algo que pode até parecer sem lógica neste momento, mas que traz a credibilidade que a empresa precisa, e que por incrível que pareça não é levada em conta em muitas situações.
Com isso é provável que muitas empresas parem para pensar antes de agir, gesto que denota um interesse em fazer um trabalho muito melhor que o concorrente e torna cada mídia um objeto de estudo.
Também é assim que as organizações aprendem a lidar com as novas forma de se comunicar com os clientes, e o direcionamento do Marketing viral se tornou tão preciso que acabou ganhando outro nome, buzz Marketing.
Neste modelo estratégico há uma ação muito melhor organizada em todos os sentidos, pois a comunicação é levada por um tom leve, só que o consumidor recebe a mensagem imediatamente, uma vez que é o público-alvo correto, ponto que no Marketing viral não foi tratado como estratégico.
Isto não significa que há um modelo melhor, mas traz a percepção de que o buzz Marketing alcança seu objetivo mais facilmente, criando uma empatia por todo o conjunto de informações, e não passando despercebido ou como algo que circula uma roda de amigos e depois é deixado de lado porque perdeu a graça.
Então é possível ver que as estratégias diferenciadas surtem efeitos dentro de um tempo natural, onde a pressa não faz sentido algum, mas deixar que o momento certo passe é algo que acaba custando muito caro.
Mesmo assim é preciso que cada organização estude a melhor forma, que se encaixe no perfil da empresa e do consumidor, que ambos usem o mesmo idioma para conversar e que a cada novo encontro as experiências passadas tragam recordações de satisfação para ambos.