30 de setembro de 2011

Controle, aprendizado e distribuição de informações como estratégia de desenvolvimento organizacional em Marketing

Ter controle sobre o fluxo de informações torna uma empresa mais eficiente se as melhores ideias forem baseadas nestas informações, transformadas em conhecimento e compartilhadas por todos os colaboradores, dentro de processos bem estruturados e disseminados por todo o ambiente organizacional de forma a colocarem em prática inúmeras soluções ao longo do ciclo de vida da empresa.
Controlar informações e dados é uma ação aplicada em muitas empresas, mas sem o intuito de se produzir algo melhor do que os concorrentes para satisfazer consumidores, mas como ferramenta que assegura que a organização jamais evoluirá, pois tranca as portas do desenvolvimento e gera um desconforto interno desnecessário e brutal.
Com isso é possível entender o que torna uma empresa a referência e as demais coadjuvantes eternas, já que o foco bem alinhado por toda a organização dá ao conhecimento todo o movimento necessário para permitir que a criatividade preencha o ambiente e traga à tona o melhor de todos.
Então tudo o que é desenvolvido ganha uma diferenciação, atinge um ápice e coloca em ação as melhores mentes que transformarão os dados em informações para então obter o verdadeiro conhecimento aplicado, sem que isto signifique perder o controle.
Mas ainda existem organizações que não conseguem entender a própria razão de sua existência, para que servem e o que estão produzindo, deixando mais claro que o espectro percebido é apenas um borrão em meio a todas as oportunidades de mercado.
Como as melhores organizações preferem buscar novas soluções continuamente é possível identificar o modelo de uso do conhecimento em cada uma de suas áreas, que trazem um discurso bem afinado e usado como forma estrutural voltada ao progresso contínuo.
Mesmo assim cada organização precisa ter uma consciência ciente das ações, mesmo que isto pareça um paradoxo, levando a empresa para um lado distinto, repleto de oportunidades e informações que tornam possível produzir mais e melhor com os estudos e pesquisas direcionados.
Enquanto isso as organizações bagunçadas ficam à espera da sorte, sem fazer por merecer o reconhecimento e tornando-se mesquinhas o suficiente para desaparecerem do mercado tão rapidamente quanto surgiram.