12 de março de 2013

Benchmarking inteligente e diferenciação da concorrência em Marketing

Em nenhum momento de sua história a empresa deve se comparar exclusivamente com seus concorrentes, para que não perca suas referências internas ou que vire refém das escolhas que ela não poderá fazer, assumindo assim uma posição de dependência da tomada de decisões daquelas organizações que diariamente fazem por merecer a preferência do consumidor e tomem a dianteira da inovação de mercado.
Ter ciência do desenvolvimento organizacional favorece a criação de novas soluções, trazendo novas propostas para o ambiente interno e fortalecendo os laços entre as áreas, deixando evidente que a empresa acaba por competir quase que exclusivamente consigo mesma no mercado, mas sem ignorar que os concorrentes também são referenciais a se observar para aprender sem precisar copiá-los.
Então a integração das áreas acaba por se tornar o universo a ser mensurado, sem comprometer a criatividade ou limitar o conhecimento a uma única linha, ao mesmo tempo em que a excelência passa a ser uma constante e não mais um objetivo, satisfazendo clientes e diferenciando-se da concorrência.
Desta forma toda referência passa por filtros que vão aliar o conhecimento já existente com os novos adquiridos, tanto pelos estudos e pesquisas desenvolvidos internamente com foco na inovação quanto os que se baseiam na concorrência e suas ações, tornando todo o processo muito mais amplo e inteligente.
Além disso, é preciso observar que as organizações inteligentes criam processos mais precisos quando possuem referenciais internos, que mensuram suas ações, desde o resultado atual daquilo que produzem até a gama de ideias novas que surgem, estudando-as e verificando suas viabilidades.
Este comportamento também fará com que a empresa encontre mais soluções ao longo do tempo, trazendo realidades distintas para o seu ambiente interno, pois cada organização do planeta possui um universo próprio chamado de cultura, que engloba todo o conhecimento único que elas possuem e dão usos e aplicações diferentes dentro de suas estruturas.
Mas mesmo assim muitas organizações, através das pessoas, não enxergam o mercado como um oceano repleto de oportunidades para aqueles que dão atenção para seus ambientes internos e na relação com os clientes, ficando encobertas pelas decisões das organizações inteligentes de determinam os rumos do mercado e satisfazem clientes plenamente, sem perder o foco interno e mesmo assim deixando que o conhecimento externo adentre o ambiente e faça com que seus colaboradores se tornem ainda mais criativos e importantes em tomadas de decisões.