12 de maio de 2013

A referência da personalidade organizacional nas estratégias de Marketing e relacionamento com o cliente

Em Marketing não existe certo ou errado, mas sim o que funciona e o que não funciona, apontando para a exclusividade de personalidade de cada organização, bem como suas estratégias definidas de acordo com a cultura organizacional, podendo ter referências externas que não se debruçam sobre meras cópias, criando um conjunto entre as áreas e todas as decisões que têm como mínimo a excelência, aprimorando a cada novo dia a administração da empresa em todos os campos, principalmente no seu relacionamento com os clientes.
Muitas pessoas se esquecem de um componente vital para o crescimento organizacional, abrindo mão da personalidade única de cada empresa para criar um clima favorável ao desenvolvimento, utilizando-se de um benchmarking muito bem delineado e que demonstra novas maneiras de se aplicar inúmeros conhecimentos, mas que não é a única forma de aproveitar a história da própria empresa e de cada experiência de seus colaboradores.
Isto recai sobre a desvalorização do conhecimento ampliada em muitas empresas e que se propaga através de gestores incompetentes, deixando para as organizações inteligentes uma fatia de mercado muito maior, onde podem se esforçar, mas não são levadas a dar seu máximo porque a concorrência é irrelevante.
E com isso todo o desenvolvimento dentro das melhores empresas também fica comprometido, pois não são incentivadas pelos concorrentes a fazer algo melhor, com este modelo o cliente passa a ver o mercado inundado de produtos e serviços praticamente idênticos, que só se diferenciam em preço, que na verdade é a última variável na análise e comparação dentro das ações das empresas inteligentes.
Este tipo de ação que compromete o desenvolvimento é baseada diretamente em suposições sem fundamento, achismos da alta gerência que não dialoga com seus próprios colaboradores, que criam mecanismos em que seres humanos completamente diferentes são tratados como peças a se encaixar em um molde.
Só que o mercado não está completamente dominado pelas empresas incompetentes, deixando-se aberto àqueles que pensam antes de agir, que buscam referências em todos os concorrentes diretos e indiretos, que não se prendem exclusivamente ao setor em que atuam, fazendo-se valer da ampliação do conhecimento adquirido e distribuído aos seus colaboradores para então se diferenciarem dos concorrentes que repetem sempre os mesmos passos.
Por este motivo é que as empresas inteligentes não se deixam levar por achismos que fundamentam o certo e o errado, mas buscam saber o que funciona e o que não se encaixa dentro da empresa, que não se conecta com sua cultura, conhecimento e estratégias de relacionamento com o consumidor, sendo um diferencial que abre novas oportunidades para que a empresa produza e dê aos seus clientes os melhores produtos e serviços.