18 de maio de 2013

A visão de Marketing no desenvolvimento de treinamentos inteligentes para os colaboradores


Realizar treinamentos com seus colaboradores não é prender pessoas a um molde, mas possibilitar que elas desenvolvam suas habilidades individuais e tenham mais liberdade para criar e inovar dentro da empresa, migrando do estágio puramente reprodutivo da mesmice e entrando em uma era onde as referências são fontes de inspiração e não há um preconceito enraizado culturalmente que diz que treinar é apenas fazer com que as pessoas repitam eternamente os mesmos procedimentos sem questionar a razão.
Para a maioria das empresas o treinamento dos colaboradores é um instrumento que visa formatar seres vivos sob a mesma ótica, cortando toda e qualquer criatividade, inserindo mentiras ao discurso efetuado com os consumidores e gerando insatisfação em todas as áreas.
O interessante é que as empresas viram reféns de modelos de treinamento que deem às pessoas a cara da empresa, esquecendo-se do primordial, até trivial, que é desenvolver habilidades, e não da forma como comumente é feito, onde todos devem saber a mesma coisa, só que não sabem para que serve.
Isto revela um sistema infestado de ilusões que abrigam achismos que envolvem uma teórica identidade organizacional, que no fundo é apenas um disfarce para que as pessoas sejam adestradas e não pensem mais ou até mesmo percebam o que pode ser melhorado.
Com este comportamento estúpido milhares de empresas reclamam diariamente que não encontram pessoas devidamente capacitadas, só que na verdade elas próprias arrancam das pessoas a capacidade de fazer mais, criando assim treinamentos que só funcionam para transformar seres humanos em máquinas que apenas processam ordens e nada mais.
Então a reclamação é cada vez maior e as próprias empresas não olham para aquilo que fazem com as pessoas, tolhendo todo e qualquer incentivo ao pensamento e criatividade, proibindo as pessoas de conversar com alguém de outra área, retirando do treinamento a sua razão de existir para simplesmente transformá-lo em um molde onde as pessoas são esculpidas para se encaixar, quando na verdade é o treinamento que deve se adaptar a cada pessoa individualmente, a não ser que existam duas pessoas completamente iguais no planeta, algo que não existe e jamais poderá ocorrer, pois cada um tem a sua visão de mundo, experiências diferentes e percepções que criam conhecimentos distintos e que não podem ser repassados aos demais na integridade.
Logicamente é necessário que as empresas mudem a sua relação com os treinamentos, visando caminhar para o futuro ao invés de se acorrentarem com o passado, pretendendo até morrer abraçadas com ele por serem incapazes de enxergar que as mudanças são positivas para aqueles que possuem inteligência suficiente para continuar aprendendo e trocando lições de forma estruturada.
Por esta razão é que poucas empresas conseguem compreender a razão pela qual um treinamento deve ser realizado, e não é exclusivamente para que a organização lucre mais, mas para que as pessoas consigam aproveitar o potencial já existente, aperfeiçoando e tornando-o utilizável no dia a dia, dentro da empresa ou não, pois as empresas não devem se prestar à formação de trabalhadores melhores, mas sim de seres humanos que vão criar muito mais soluções ao utilizarem as mais diversas referências na formação de ideias e propostas.
Só que isso é um objetivo que sai da mera relação da empresa comum com o mercado, pois toda organização, sem exceção, faz parte de um organismo chamado mercado, e não é a ilha que muitos gestores acham e até se colocam desta forma, achando que somente eles, que na verdade não sabem nada, são as únicas pessoas habilitadas a pensar.
Ainda assim muitas empresas insistem no treinamento mecânico e total, sem distinção de habilidades, o que deixa claro que a própria empresa não conhece seus colaboradores, tampouco suas habilidades distintas e únicas, pois acham que todas as pessoas podem ser colocadas dentro de um grupo onde todos são idênticos.
Uma das maiores diferenças entre as organizações é a maneira como os treinamentos são elaborados e disponibilizados aos colaboradores, trazendo às pesquisas internas um trunfo para que cada pessoa tenha a devida atenção e receba a chance de desenvolver ainda mais sua habilidade.
Treinar colaboradores é um investimento que a empresa só consegue usufruir quando aproveita esta ação para gerar um desenvolvimento das habilidades individuais de cada pessoa, tendo como consequência a inovação e a oferta de novas soluções através de projetos diferenciados e que alcançam os desejos dos clientes no tempo adequado.