16 de maio de 2013

Pesquisas de Marketing conectadas ao relacionamento com o consumidor para o desenvolvimento de produtos e serviços

Organizações não devem meramente funcionar, trazendo para dentro de seus ambientes novas informações e conhecimentos que se transformam em soluções inovadoras e que se conectem diretamente com os desejos dos clientes, fazendo da fidelidade da empresa para com o cliente um diferencial que a torna muito mais efetiva em todas as suas ações, iniciando-as pelo relacionamento e a constante troca de ideias e informações entre suas áreas e com os consumidores.
Funcionar não é um objetivo decente para uma empresa, ainda mais quando este ato não significa prestar atenção aos clientes, e até mesmo colaboradores, fornecedores e distribuidores, deixando que o mercado fique maior para os concorrentes competentes e que primam pelo relacionamento como início de qualquer atividade.
Nos demais mercados, onde a inteligência se sobressai ao mero funcionar, é possível encontrar empresas que aproveitam seus problemas como oportunidades, pois sabem que seus clientes sempre terão novos desejos e que as experiências já trocadas com a empresa vai determinar o êxito ou não das novas soluções.
Desta forma fica evidente que a empresa trabalha em parceria com o consumidor, satisfazendo-o de tal maneira que a concorrência não tem a menor chance de chamar sua atenção, pois cada colaborador é um representante direto daquilo que a organização produz, tanto no campo das ideias, quanto nos atendimentos de vendas e pós-vendas, além de priorizar a elucidação de todas as dúvidas que possam surgir da parte do cliente e dos próprios colaboradores.
Este é um modelo de administração muito avançado para muito mercados, pois prestar atenção nos clientes não é algo inserido nas atividades mais básicas das empresas, e com isso a concorrência recebe cada vez mais consumidores que não foram bem atendidos pelas outras organizações, revelando um sistema cíclico em que todas as pessoas são meras peças, e o consumidor é apenas fornecedor de dinheiro.
Independentemente dos concorrentes serem capazes ou não de atender aos consumidores já conquistados toda empresa deve se manter em atividade por tempo integral, pois os clientes podem distribuir informações para uma gama maior de pessoas em poucos segundos, evidenciando assim a necessidade de um relacionamento com os cliente muito bem estruturado, onde a confiança deve ter como premissa um compromisso entre consumidores e empresas.
Só que o mercado está repleto da visão oposta, de achismos que deturpam a realidade e que criam a auto ilusão das empresas por meio de gestores incompetentes que não enxergam o essencial e vivem em um mundo fantasioso em que eles são superiores, quando no fundo apenas carregam uma denominação que de nada serve quando a organização precisa evoluir, já que as suposições dominam as mentes daqueles que eternamente repassam suas responsabilidades e erros àqueles que pouco influenciaram nas decisões tomadas erroneamente.
Então é de se esperar que as organizações fiquem à deriva em meio ao oceano de oportunidades, mas quando a empresa é inteligente não terá dificuldades em alinhar sua cultura, estrutura e cabeças pensantes em torno de um objetivo comum a todas as áreas e colaboradores, trazendo diferentes luzes para a criatividade, analisando as oportunidades por inúmeros ângulos e mantendo um relacionamento interno que se espelha no tato com o cliente, abrigando assim um estilo de administração que não se perde no tempo e que constantemente lida com a realidade e todas as variáveis envolvidas para a criação de soluções.