4 de agosto de 2013

Marketing na integração das ferramentas organizacionais com o conhecimento dos colaboradores

Conciliar as ferramentas à disposição com o conhecimento dos colaboradores é um exercício que só é usufruído plenamente quando a empresa tem como vocação seu desenvolvimento e inovação.
Dia após dia muitas empresas deixam de colocar no mercado ideias diferentes, inovadoras e que atendam aos desejos de seus clientes, pois não sabem como lidar com o conhecimento das pessoas.
Isto se deve à incapacidade de adaptação ao presente, que vem atrelada ao não uso dos mais diversificados conhecimentos e experiências, tendo como premissa ignorar tudo o que foi desenvolvido ou criado após a empresa iniciar suas atividades.
Este modelo de comportamento parte do princípio de que nada mais precisa ser desenvolvido, prendendo-se às âncoras que criam falsos portos seguros e zonas de conforto que não podem ser deixadas.
Neste mesmo tempo as empresas inteligentes partem para o relacionamento mais profundo com as informações, sua transformação em conhecimento e aplicação direta na geração de novas soluções.
No entanto é possível encontrar empresas que preferem criar barreiras ao invés de permitir que o conhecimento seja ampliado, abrindo novos horizontes para a criatividade de seus colaboradores.
Isto também dá aos concorrentes inteligentes a oportunidade de se esforçar menos, já que não possuem um concorrente à altura e seus clientes aumentam significativamente sem muito trabalho.
E como esta é uma das variáveis afetadas pela inatividade dos concorrentes, o cliente também passa a notar que o mercado fica abarrotado de produtos e serviços praticamente iguais em seus conceitos, mas são diferentes demais no uso.
Esta relação também acaba por elevar ainda mais o valor das empresas que saem na frente, tomando a dianteira por assumirem suas responsabilidades e fazer por merecer o reconhecimento dos clientes.
Ao mesmo tempo as demais organizações fiquem estagnadas e não abrem espaço para que suas ferramentas deem condições para que produtos e serviços sejam desenvolvidos.
Outro ponto que afeta diretamente a capacidade da inovação dentro das empresas é o aproveitamento das oportunidades de aprendizado ao qual a organização se coloca à disposição, e que não é simples de acontecer.
Então todo o envolvimento das empresas com a construção e preservação de suas histórias passa por um crivo que só gera frutos quando elas compreendem as suas relações com o mercado e seus clientes.
Além de tomar esta posição é necessário que as organizações saibam disponibilizar aos colaboradores toda a sua história, do seu surgimento, suas inovações, desenvolvimentos e geração de ideias, abrindo sempre um caminho propício para o uso do conhecimento em favor do uso correto de seus estudos e pesquisas.
Aí é fácil perceber que a história sempre traz referências interessantes às empresas inteligentes, compreendendo as razões pelas quais ainda devem ser mantidas, e desenvolvidas, muitas das suas atividades quotidianas.
Ao mesmo tempo é preciso que a empresa saiba exatamente qual é a sua própria história, o que a fez chegar aos dias de hoje ou então qual é a razão de ter sido fundada há pouco.
Com este começo analítico a empresa pode começar a entender melhor quais são seus parâmetros de comparação para consigo mesma e seus concorrentes, vislumbrando sempre o desenvolvimento.
Além disso é necessário que toda a estrutura organizacional já nasça com foco no aprendizado contínuo, criação e desenvolvimento de atividades, adaptação ao mundo contemporâneo e sua excelência.
Também é fato que estas empresas que conseguem aliar suas tradições com as adaptações ao presente são capazes de aproveitar melhor seus estudos e pesquisas, contando com um estabelecimento de competências bem definido.
Isto revela que estas empresas conciliaram a mecanização fundamental de inúmeras atividades com os aprendizados contínuos e que estão presentes em suas culturas.
Outro ponto interessante é a administração consciente que usufrui das inovações geradas por seus colaboradores, aproximando e conectando suas áreas em favor da melhoria contínua.
Somando-se a isto é criada uma continuidade história das ações da empresa, fato que agrega valor ao que é produzido e muda a maneira como o relacionamento com o cliente é tratado.
Então é perceptível que as empresas com histórias sólidas não procuram apenas satisfazer sua produção, mas conectar todo o seu potencial com os desejos dos clientes de maneira mais profunda.