11 de agosto de 2013

Marketing na responsabilidade das empresas, diante da conquista e manutenção da base de clientes

Empresas que não conseguem manter clientes o fazem de propósito, mesmo que isto pareça utópico ou que seja visto como uma ação impensada, quando na verdade é uma estratégia que tem como princípio enganar àqueles consumidores uma única vez.
Muitas empresas ainda acham que são responsáveis pelo processo de fidelização que parte exclusivamente de suas ações, sem levar em conta que o consumidor tem mais informações, contato com outras pessoas e tomam decisões com base em suas experiências anteriores.
Desta maneira é fácil observar que diariamente muitas empresas fazem de tudo para que seus clientes as abandonem, e isto é uma estratégia vinculada à visão de que aqueles consumidores são inimigos.
Isto até parece estar fora do contexto atual, onde a comunicação, informações e o conhecimento caminham mais próximo, mas ainda assim existem empresas que traçam seus objetivos de maneira obscura para criar a insatisfação do consumidor.
Fazendo isso, estas empresas passam a culpar o cliente por não saber usar os produtos ou serviços sob todas as circunstâncias, e que leva a compreender que sempre existe uma parcela pequena que não o faz, mas para que isto aconteça com todos os consumidores é preciso que um dos dois lados não saiba o que está fazendo.
Com esta ação as empresas criam métodos onde a rotatividade elevada passa a ser tratada como parte do negócio, e até mesmo seus colaboradores são inclusos neste processo de uso e descarte, mas nenhuma destas empresas é capaz de assumir que funcionam desta forma.
Por este motivo é que estas empresas usam a expressão funcionário para designar as pessoas que estão em seus ambientes exercendo suas atividades e tarefas, pois quando deixam de funcionar são trocadas rapidamente, pois todos os processos da empresa são mecânicos, e as pessoas são meras peças.
Logicamente é preciso observar mais atentamente as empresas que vão na contramão destas ações, e aí é possível encontrar uma forma de relacionamento mais duradoura, e que tem como premissa o interesse e desejo do cliente em manter a relação com a organização, seus produtos e serviços.
Isto também abre caminho para que a empresa se diferencie das outras ao tomar conhecimento de que certas atividades podem conter padrões e que processos não são trilhos cíclicos dos quais não podem se afastar.
Outros fatores também influenciam diretamente no funcionamento destas empresas, quando optam por formar uma parceria com seus clientes, mantendo um relacionamento muito mais próximo e mantendo suas ações dentro de níveis de excelência que se aperfeiçoam continuamente, para que a cada experiência entre cliente e empresa sempre haja algo sutilmente diferenciado e que agrega mais valor à relação.
Também é necessário que as empresas contem com colaboradores bem preparados, que façam uso de suas experiências pessoais quando o assunto é criatividade, mas que ao mesmo tempo tenham espaço para realizar estudos e pesquisas direcionados às ideias, propostas, projetos e soluções que encontram, deixando que a participação de outras pessoas, e também outras áreas, fortaleça a sugestão e insira novas variáveis a se analisar naquele objeto em questão.
Ao mesmo tempo existe também a contemporaneidade que deve acompanhar a empresa, seu conhecimento e os treinamentos disponibilizados aos colaboradores, mas sem perder os aços históricos que dão sustentação à excelência alcançada e que se amplia conforme a empresa conhece a si própria e aos seus clientes que a acompanham no mercado.