20 de agosto de 2013

Marketing no aprendizado contínuo das empresas e a visão do relacionamento com o consumidor na implementação de novas ferramentas de comunicação

O relacionamento entre pessoas é inerente ao ser humano, mas muitas empresas se esforçam para torná-lo inviável, dificultando o contato e fazendo das práticas mecanizadas o ápice de seu funcionamento, para depois culpar o consumidor pela busca de um concorrente ou seus colaboradores por não terem entendido as informações trocadas em um diálogo.
Criar e manter o relacionamento com o consumidor é efeito direto daquilo que acontece dentro das empresas, mas que poucas são hábeis o suficiente para administrar e desenvolver, achando que se relacionar é apenas deixar que exista um contato que envolva a troca de um produto ou serviço por dinheiro.
Isso é muito comum e chega a entrar num nível de normalidade dentro de certos mercados, prejudicando o cliente, a concorrência e o mercado, inviabilizando o desenvolvimento em qualquer área, segmento etc..
Com este posicionamento também são ignoradas as novas ferramentas para comunicação e relacionamento que surgem ao longo dos anos, pois a visão organizacional é míope e impede que as novas soluções não sejam bem vistas ou sequer sejam avaliadas, apontando para o total descaso que leva as empresas ao desaparecimento iminente.
Enquanto isso ocorre, outras empresas buscam conhecer ao máximo todos os canais e veículos que podem melhorar, manter e ampliar o nível de relacionamento com o cliente, deixando de lado as barreiras internas contra todo e qualquer desenvolvimento, demonstrando que o conhecimento é utilizado abertamente com sabedoria.
Mas além de fazer isso é evidente que as empresas contemporâneas sempre conseguem se manter atualizadas e não o fazem por modismo, preocupando-se inicialmente com o aprendizado para depois analisar se uma determinada ferramenta é interessante para o consumidor.
Isto também faz valer o equilíbrio na tomada de decisões, assim como evidencia a capacidade de análise sobre a utilidade de um canal ou veículo para o relacionamento, já que todas as mensagens enviadas pelas empresas devem estar alocadas no lugar em que seus clientes se encontram, abrindo um novo caminho para que estudos e pesquisas abordem as inovações e o desenvolvimento tecnológico global.
Mesmo assim é preciso que cada empresa tenha consciência de que ela é totalmente diferente das demais, e isto é uma percepção muito avançada para a maioria das empresas, pois elas acham que só pelo simples fato de produzirem a mesma coisa que outras organizações já as faz idênticas, corroborando para a falta de autoconhecimento assumida.
E com um conhecimento mais aprofundado sobre os diversos desenvolvimentos das ferramentas que dão novas oportunidades para manter ativo o relacionamento com o consumidor, a empresa pode traçar estratégias com um alto grau de conhecimento, obtendo novas fontes de informação direta e também oferecendo produtos e serviços cada vez mais personalizados a seus clientes.
Logicamente este é um cenário que requer um nível de estudo muito bem detalhado, não há como sair fazendo por fazer ou então só estar nesta ou naquela mídia apenas para constar, algo que é muito comum e não gera resultados positivos de verdade, criando um abismo muito maior do que construindo as pontes necessárias entre empresa e consumidor.
De certa maneira as inovações podem ser tratadas com certa estranheza pelas empresas, assim como as pessoas também o fazem em um primeiro momento, mas isto não é o motivo pelo qual um novo veículo deve ser descartado imediatamente, revelando também que sempre existem um momento em que as convergências são mais importantes do que as exclusões efetuadas, sendo que poucas empresas conseguem avaliar imediatamente qualquer inovação vinda de fora de suas paredes.
Deste jeito é interessante notar que por muitas vezes as empresas deixam de fazer seu trabalho ao não se conectar com o universo exterior, e isto traz grandes desvantagens para o mercado, o cliente e a empresa, pois o relacionamento deles é fundamental para todo e qualquer desenvolvimento mútuo, principalmente se as ferramentas disponíveis forem usadas da melhor maneira possível, cabendo então às pessoas usar ao máximo toda a sua criatividade em favor do relacionamento que traz benefícios a todos, enquanto que a concorrência se prende cada vez mais aos trilhos cíclicos do passado.