5 de dezembro de 2013

A visão e o aperfeiçoamento contínuo, através das informações recebidas de clientes, das empresas em Marketing

Lidar com as informações negativas a respeito da empresa é um exercício em que as organizações inteligentes transformam em oportunidades para se desenvolver, melhorar e aprimorar todas as suas atividades ao estabelecer um vínculo com seus clientes, partindo de aprendizados que só são possíveis quando a empresa compreende o contexto em que um dado ou informação foi inserido e busca encontrar uma solução que venha a colaborar para que futuramente aquele comentário não se repita.
Empresas podem lidar com informações a seu favor de maneira afável e aberta, mas somente as inteligentes sabem da importância de se corrigir algo que não saiu como esperado, colocando-se à disposição para ter neste problema uma oportunidade que as ajude a se desenvolver.
Mas como é de praxe nos mercados medíocres sempre existe a tática de se culpar o outro por aquilo que a empresa faz de errado ou até mesmo não sabe fazer, criando barreiras ao invés de incentivar a criação de soluções interessantes.
Outro ponto muito comum é o afastamento das empresas incompetentes de seus clientes quando algo não funciona como o programa, como se isso fosse suficiente para sanar o problema, mas que no fundo é um modo de não assumir as responsabilidades e ainda assim culpar o cliente pela aquisição do produto ou serviço, eximindo a empresa de seus compromissos porque após a produção ela se sente isenta de qualquer coisa que aconteça.
Isso também coloca em xeque o retorno do consumidor, afastando-o e gerando uma influência dele para com os demais a ponto de retirar da base de clientes um número relevantes de pessoas, mas que para as empresas medíocres é indiferente, pois para elas sempre haverá um desavisado que irá adquirir seus produtos ou serviços.
E enquanto as empresas medíocres não se desenvolvem as inteligentes aproveitam todas as informações recebidas ao máximo, até mesmo aprofundando seu conhecimento sobre o que lhes é passado entrando em contato novamente com o cliente, para que a situação seja esclarecida e sanada.
Com este tipo de comportamento as empresas inteligentes obtém benefícios muito maiores ao se colocar à disposição do desenvolvimento, pegando cada um de seus problemas e transformando-os em uma nova oportunidade para melhorar, assumindo suas responsabilidades e se esforçando de maneira efetiva na construção de um relacionamento muito melhor de seus colaboradores para com os demais e seus clientes.
Uma empresa inteligente não tem problemas insolúveis, pois tratam cada um deles como uma oportunidade para aprimorar o uso do conhecimento que já possuem, e quando isto ainda não é realidade saem em busca daquilo que lhes é necessário, visando atender aos desejos dos clientes através de uma estrutura voltada ao desenvolvimento e inovação que dão a cada uma das experiências de seus clientes um tom diferenciado e que não deixa a empresa parar no tempo.