30 de dezembro de 2013

Inovação e criatividade individualizada na oferta de produtos e serviços das empresas inteligentes em Marketing

Criar soluções só é saber usar o conhecimento, principalmente dentro do mercado competitivo global que oferecer inúmeras oportunidades àqueles que estão atentos, permitindo que informações sejam atualizadas e que todas as experiências únicas de cada um dos seus colaboradores abram caminhos para que as inovações surjam.
Gerar uma solução faz parte das atividades naturais de todas as empresas inteligentes, coletando, interligando, distribuindo e utilizando o maior número de informações relevantes para desenvolver um produto ou serviço que atenda aos desejos dos seus clientes, além de contar com um foco muito bem definido e que dá ao relacionamento com o consumidor um tom diferenciado.
Mas além desta diferenciação há também um posicionamento distinto das empresas inteligentes que se permitem aprender e não replicar eternamente o seu funcionamento, evoluindo e trazendo sempre ao seus ambientes internos o máximo de informações que agregarão aos seus conhecimentos já obtidos um campo mais amplo de visão e que também abrirá o leque de oportunidades.
Desta maneira toda empresa inteligente não se torna mais uma no mercado, pois seus colaboradores são indivíduos que pensam e trazem suas experiências e conhecimentos para dentro da organização, tendo como recompensa o reconhecimento do efeito de suas ações diferenciadas e que contemplam a inovação sem precisar eliminar o outro, pois estes colaboradores estão dentro de um ambiente em que as diferenças fortalecem o desenvolvimento e não se prendem ao adestramento em que todos devem ser integralmente iguais e dependentes das decisões dos outros ou da tática vil de se culpar alguém quando se erra.
E assim fica fácil perceber que cada colaborador dotado de um cérebro, conhecimento e sabedoria em usar ambos terá condições de contribuir para que um cliente receba uma solução, enquanto que nas empresas medíocres há sempre a busca incessante por um bode expiatório a ser identificado e abatido.
Isto também revela que muitas empresas medíocres estão presentes de forma maciça em mercados de mesmo nível, onde existe uma deturpação do benefício da diferenciação, inibindo cada indivíduo de pensar para ser apenas mais um em meio às commodities em que se transformam as pessoas para que se encaixem nos perfis desejados.
Esta tática vil também se faz valer de inúmeras restrições que prejudicam quem busca pensar por si próprio dentro destas empresas medíocres e que eternamente produzirão as mesmas coisas do mesmo jeito e com pessoas que, na visão utópica, também são as mesmas em todos os sentidos.
Por isso é fácil constatar que as empresas inteligentes se destacam mais facilmente, pois não viraram commodities como suas concorrentes, tampouco adestram seus colaboradores ou os impedem de pensar e fazer sugestões, diferenciando-se cada vez mais e levando a seus clientes soluções que se adaptam perfeitamente a eles, do mesmo jeito com que estas empresas não correm desesperadamente atrás de um consumidor esporádico para beneficiar seus clientes e oferecer-lhes produtos e serviços cada vez mais interessantes.
Toda empresa inteligente consegue aprender sem apagar sua história, adaptando-se ao presente sem perder a excelência e permitindo-se reinventar ao abrir as suas portas para o conhecimento que continuamente se desenvolve e abre novas oportunidades no mercado global, pois ela sabe que seu esforço terá como consequência o lucro que lhe permitirá estar em atividade no dia de amanhã por seu próprio mérito.