18 de dezembro de 2013

O valor das culturas individuais das organizações em prol do desenvolvimento do mercado global em Marketing

Uma empresa inteligente sempre compreenderá que não possui uma atividade mais importante que as demais, mas que o conjunto de atividades é que a permite evoluir, inovar e criar soluções com maior desenvoltura do que os concorrentes, seguindo sua cultura e adaptando-se ao longo dos anos às mudanças que ocorrem em todas as áreas.
A contribuição de uma empresa para o desenvolvimento de soluções é fruto direto da forma como todas as áreas interagem entre si, facilitando-se a comunicação interna e permitindo que cada atividade sai do conceito banalizado de início, meio e fim, tornando-se parte de um ciclo em espiral que se aperfeiçoa e não perde o valor já conquistado.
Desta forma também fica claro que estas empresas não deixam que suas culturas sejam forjadas sobre pontos frágeis e fáceis de se derrubar, tomando para si as responsabilidades que as transformam em aprendizes que aplicam diariamente seus conhecimentos no seu próprio desenvolvimento e sem perder o foco.
Além disso, estas empresas não se colocam em pé de igualdade com os concorrentes, pois sabem que cada empresa é única e que mesmo atuando em mercados e setores similares sempre existem diferenças que se transformam no referencial que o cliente reconhece facilmente.
Por isso é importante que cada empresa saiba que o maior diferencial que pode oferecer aos seus clientes é ser ela mesma, de forma autêntica e exclusiva, pois se for para uma organização ser mais uma cópia do que já se encontra no mercado não há necessidade de que ela inicie suas atividades.
Mas como é de praxe nos mercados medíocres, as empresas que surgem sempre se colocam à sombra de outra, copiando-a propositadamente e já nascendo sem uma personalidade, algo que também é fruto de aplicação sobre as pessoas, pois na mediocridade não existem mais seres humanos com suas personalidades, mas apenas objetos que são trocados assim que apresentam defeito.
E este incentivo a tornar tudo comum também reduz o desenvolvimento do conhecimento, pois as pessoas, nesta situação, não são diferentes de máquinas ou commodities que são encontradas em abundância e são facilmente reproduzíveis dentro do mesmo molde, perpetuando a ignorância em detrimento do aprendizado de algo novo e não aplicando o mínimo conhecimento que existe para se criar soluções diferentes, algo que é tratado como um crime por sair da caixa em que a maioria se encontra e assim deseja se manter.
Também fica muito mais evidente que nestes mercados aprisionados na mesmice há uma tentativa de se reduzir ao máximo todas as individualidades, já que tudo não passa de uma grande linha de produção e tudo deve se manter no estágio mais atrasado possível.
Mas enquanto isso acontece, os mercados inteligentes são movidos pelas diferenciações, criando soluções cada vez mais exclusivas e que encontram na competitividade das empresas mais um fator para gerar conhecimentos, estudos e pesquisas que levam ao desenvolvimento de todos, permitindo que as individualidades sejam tratadas da maneira correta, trazendo benefícios a todos e ampliando cada vez mais o universo de uso e aplicação do conhecimento.