4 de junho de 2014

A conexão das áreas e o desenvolvimento de ideias com base na diversidade de conhecimentos em Marketing

O equilíbrio de importância das áreas faz com que todos os colaboradores criem soluções que encantam os clientes de suas respectivas empresas, do mesmo modo com que acelera a compreensão daquilo que é trocado diariamente em termos de comunicação interna, viabilizando o crescimento de oportunidades aproveitadas no mercado e um relacionamento interno que visa o desenvolvimento contínuo de cada área.
Valorizar todas as áreas da mesma maneira é um exercício diário que permite que as empresas inteligentes se diferenciem com maior efetividade, trazendo para dentro de suas áreas os conhecimentos variados e aplicáveis que permitem que os produtos e serviços criados se encaixem sob a ótica das oportunidades que se apresentam no mercado.
Mas mesmo assim muitas empresas ainda acham que podem fazer seus produtos e serviços sem aperfeiçoá-los continuamente, criando um adestramento interno que se demonstra através de uma incessante busca por pessoas que se encaixem nos moldes por elas utilizados, sem levar em conta as individualidades criativas de cada ser humano, tampouco permitindo que haja diferença entre as pessoas nos campos do conhecimento, habilidades, personalidades, criatividade e percepções.
Isto faz com que as empresas medíocres percam as oportunidades de desenvolvimento que se apresentam no mercado, criando obstáculos para que as pessoas sejam meras commodities, e com isso as chamam de recursos humanos, pois são objetos da empresas que quando quebram são trocados rapidamente.
Desta forma fica evidente que a maioria das empresas não deseja ter em seus ambientes pessoas criativas que exerçam esta criatividade, preferindo sempre os micos adestrados que melhor se apresentam nos famigerados processos seletivos que abominam a inteligência e o que é diferente, pois são daquilo que eles tratam como o perfil ideal, já que a pessoa pensa por ela própria e encontrará no concorrente inteligente o lugar ideal para fazer a exposição de suas ideias diferenciadas, além de contribuir mais ativamente para o desenvolvimento da empresa como um todo.
Com isso é fácil perceber como as empresas medíocres se multiplicam, e até são concebidas para jamais evoluir, indo na contramão das empresas reconhecidas e que servem de inspiração, pois todo investimento é tratado como desperdício de dinheiro, já que um colaborador que pense irá fornecer ideias, percepções e soluções às quais estas empresas jamais estarão preparadas para lidar por acharem que o mercado é imutável e a evolução é um artifício dos concorrentes, mais bem sucedidos, que, para as empresas medíocres, não passa de ilusão e gastos contínuos com o treinamento de colaboradores e maquinários.
E então o saber evoluir também é um requisito que exige um conhecimento elevado e distribuído pelas áreas que levam aos clientes os produtos e serviços, ao mesmo passo em que favorece o desenvolvimento de ideias de maneira conjunta e contemporânea, mesmo quando faz uso de conhecimentos e experiências que há muito já se encontram no mercado, revelando que a aplicação de ideias não é algo exclusivamente pontual ou generalizada.