31 de dezembro de 2015

As responsabilidades da diferenciação da concorrência e a oferta de soluções para os clientes em Marketing

Uma empresa que vive imitando seus concorrentes sem saber ao certo o que deve fazer é totalmente descartável e não tem nada a oferecer aos consumidores do mercado em que atua, seguindo os passos de outras empresas para não ter que se comprometer com as responsabilidades de suas escolhas e sendo apenas mais uma que oferece mais do mesmo em um nível muito abaixo do mínimo que se espera.
Empresas que não produzem por elas próprias as decisões que devem seguir não merecem estar no mercado, tampouco são relevantes para os consumidores e se prendem às práticas vis para atrair consumidores de qualquer jeito.
Por isso as empresas de mercados medíocres não conseguem se transformar em referência positiva e exemplo a ser seguido, pois vivem na mediocridade plena em todos os sentidos, já que trazem em seus ambientes seres humanos adestrados que são tratados como recursos e surgem em larga escala quando o nível de instrução é incompatível com o mundo real, tornando-se peças que são usadas pelas empresas e descartadas quando já não servem mais para reproduzir as mesmas ações.
Também fica muito evidente que certos mercados são completamente dependentes de protecionismos descabidos e que impedem que as empresas melhorem para competir entre si e com concorrentes de outras localidades, pois nestes mercados há o interesse de se oferecer o pior como se fosse o ápice e até mesmo os consumidores preferem ser enganados, pois quando estão na figura das empresas fazem o mesmo com quem é cliente.
Obviamente as mentes medíocres não conseguem compreender que esta prática comum em mercados irrelevantes impedem o desenvolvimento de soluções para os clientes e para as próprias empresas que não param de investir na melhoria que é efetivada quando há inteligência dentro da organização, pois isto faz com que as pessoas deixem de ser vistas como recursos.
Mas algumas empresas escolhem assumir suas responsabilidades, pois em seus ambientes existem pessoas capazes de lidar com o mundo real e transformar informações em ideias que viram soluções, sem que o ludibriar o outro seja regra, algo corriqueiro das mentes medíocres que infectam mercados e só obtém ação quando o ambiente em que são inseridas já possuem o desvio necessário para prejudicar o outro em benefício próprio, dando um jeitinho para que isso ocorra a todo momento.
E é assim que muitas empresas agem diariamente, pois são formadas por pessoas que não respeitam as demais e fazem de tudo para enganar o consumidor o mais rapidamente possível, e é aí que se multiplicam as empresas que partem para as mesmas práticas desonestas, fruto de um quotidiano quase que totalmente pútrido e que tenta eliminar as empresas e pessoas que buscam fazer o melhor dentro e fora das organizações.