27 de janeiro de 2016

A contemporaneidade das atividades organizacionais e o aprendizado contínuo em Marketing

Empresas que não vivem no presente não podem usar a história do passado para construir seu futuro, tampouco conseguem compreender os desejos de seus clientes e criar soluções aplicáveis no mundo real, pois se deixam inundar por achismos sem sentido e param no tempo porque tratam qualquer ação como um problema, sem saber que o problema é a oportunidade que faz com que a empresa se desenvolva e melhore através dos aprendizados e conhecimentos colocados em prática para encantar seus clientes.
É fácil encontrar empresas que preferem se ancorar num deserto do que encontrar oportunidades em outros mares, fazendo com que os concorrentes um pouco preparados já ganhem uma vantagem competitiva com o menor dos esforços e impedindo que o mundo que rodeia as empresas seja percebido como um lugar onde as oportunidades se apresentam e podem ser aproveitadas.
Também fica claro que poucas empresas são capazes de olhar para si mesmas e entender que suas atividades sempre devem evoluir, pois tudo pode melhorar realmente quando a oferta de soluções abre caminho para o desenvolvimento, sem deixar de manter a excelência já conquistada como prática mínima, algo incompreensível para a esmagadora maioria das empresas que apenas ocupam espaço e imitam eternamente as outras organizações.
Por isso é interessante aprender com as outras empresas, que são formadas por pessoas e não apenas construções como muitos acham, levando-se em conta que o aprendizado não é imitar o outro, mas saber como um determinado conhecimento pode ser aplicado em outras áreas, fazendo com que a melhoria contínua tão propagada fique ativa e presente no dia a dia das organizações.
Só que para que uma empresa entenda a oportunidade de melhorar é preciso que as pessoas em seus ambientes também consigam viver num mundo real, deixando evidente que uma organização é muito mais do que a mecanização de ações, como muitas empresas o fazem e preferem se manter estáticas por não compreenderem que o risco é igualmente proporcional ao se fazer ou não fazer algo, pois no mercado existem concorrentes que irão buscar as melhores oportunidades para a realidade em que estão inseridos, enquanto outros ficarão esperando o tempo passar sem saber a razão pela qual existem.
Toda empresa nasce com um passado, pois os empreendedores não são páginas em branco que de repente surgem com uma organização constituída, mas para a maioria das empresas o ponto decisivo está diretamente ligado ao interesse de quem iniciou a empresa, já que se esta pessoa apenas seguiu um modismo não terá se preparado devidamente para entender que a atividade organizacional não é uma das commodities que se encontram no mercado, mas algo que deve ser lapidado diariamente, com a finalidade de levar ao cliente o melhor que a empresa pode oferecer, independentemente do tamanho da empresa e da região onde ela se encontra.