1 de novembro de 2006

Pesquisa em Marketing

Para entender mais e atender cada vez melhor seu mercado-alvo, é necessário que haja muita Pesquisa, busca por dados e conhecimento dos mesmos para transformá-los em informações realmente úteis, não obtendo-se um excesso de dados e até mesmo que haja distorções dentro da Pesquisa realizada.
Por mais complicada que pareça ser, uma Pesquisa bem elaborada irá render muitos frutos para a vida da empresa, todas as estratégias devem ser aplicadas com base em estudos de mercado, informações valiosas que as empresas podem possuir dentro de si e nem sabem como usar, por isso é muito importante que os profissionais de Marketing entendam as variáveis, desejos e necessidades dos consumidores.
Atuando em um mercado altamente competitivo, pode-se notar a importância que uma Pesquisa muito bem elaborada traz à organização como um todo, não devem haver divergências entre departamentos, nem mesmo os departamentos devem fechar-se e competirem uns com os outros dentro de um time que busca os mesmos objetivos neste mercado.
Quando há estudos direcionados, a Pesquisa pode ser feita com um simples questionário, passando por entrevistas e chegando ao ponto onde o pesquisador imerge no mercado a ser estudado e procura obter os dados necessários para trazer até a empresa o necessário para que o estudo seja realmente utilizado e venha a contribuir com a base de dados já existente dentro da organização ou então seja apenas o início do seu banco de dados.
Com a descoberta das oportunidades do mercado, conhecendo muito bem suas variáveis e o que cada público-alvo deseja ou necessita, pode-se compreender que muito mais do que coletar dados, uma Pesquisa pode dar diferenciais, criar mais Valor para o consumidor do produto e até mesmo possibilitar mudanças no mix de Marketing (Produto, Distribuição, Comunicação e Preço).
Mas de nada adianta coletar dados sem saber como usá-los, informação não se planta, mas se colhe no mercado, com muito trabalho, dedicação e disciplina, nada cai do céu de graça, a não ser a chuva e mesmo assim há um custo envolvido, mas não basta somente ter em mãos os dados coletados na Pesquisa, é necessário ter profissionais de Marketing preparados para compreender cada um dos pontos e o que pode ser extraído dela.
Quando define-se o método de Pesquisa a ser usado, encontram-se as respostas certas para o momento certo, e dentre estes métodos encontram-se:
  • Pesquisa de mercado qualitativa: normalmente usada para pequenos números de respondentes, não generalizável para o todo da população, a significância estatística e nível de confiança não são calculadas. Exemplos deste tipo de método são os focus groups (grupos de foco), entrevistas em profundidade e técnicas de projeção;
  • Pesquisa de mercado quantitativa: geralmente usada para tirar conclusões, testa uma hipótese específica, usa técnicas de amostra por forma a poder fazer inferências a partir da amostra para a totalidade da população. Envolve um grande número de respondente. Exemplos: inquéritos estatísticos e questionários;
  • Técnicas de observação: o pesquisador observa o fenômeno social em seu ambiente natural. As observações podem ocorrer transversalmente (observações feitas de uma vez) ou longitudinalmente (observações ocorrem ao longo de determinados períodos). Exemplos: análise do uso de produtos e a utilização de cookies para observar comportamento na Internet;
  • Técnicas experimentais: o pesquisador cria um ambiente quase artificial para tentar controlar fatores espúrios e depois manipula pelo menos uma das variáveis. Exemplos: laboratórios de compra e testes de mercado.
Com a determinação correta para o uso e aplicação da Pesquisa, cabe ao profissional de Marketing estudar cada um dos dados recebidos, são inúmeras possibilidades de aplicação no mercado e apontam tendências, com base em todas as informações pode-se atingir muito mais facilmente um diferencial no produto, melhora no ambiente e além da prospecção já feita no mercado, há a conquista de novos consumidores.
O melhor a ser feito é sempre estudar, aprender, entender e atender ao mercado com estratégias sólidas e conhecimento das causas e efeitos de cada uma das ações tomadas dentro das estratégias de Marketing.