4 de abril de 2007

Experiências em Marketing

Da mesma forma com que o consumidor adquire um produto pela primeira vez, para experimentar, o Marketing pode tratar de atender aos desejos dos consumidores de um nicho em realizar seus sonhos.
O Marketing de experiência é fundamental, coloca em contato o consumidor e o seu desejo, seu sonho de infância ou mesmo o sonho que o motivou a trabalhar e buscar esta realização pessoal.
São nichos específicos que serão atendidos, a Pesquisa é fundamental, da mesma forma com que a empresa deve estar preparada para realizar a experiência de forma satisfatória.
No mercado existem pessoas que sonham em:
  • Dirigir carros esportivos de alto Valor;
  • Fazer viagens paradisíacas;
  • Visitar locais que sonhou na infância com a família.
Da mesma forma com que as pessoas definem qual será a experiência a ser realizada, deve haver um grande cuidado a ser tomado pelo profissional de Marketing, mesmo que o sonho do cliente seja realizado sempre deve existir um toque a mais, a surpresa.
Outro ponto interessante é buscar informações com familiares e então encantar ao cliente com algo inesperado ao atendê-lo.
Atualmente muitas empresas proporcionam as experiências de maneira mais direcionada, como os test-drives de automóveis, em que o cliente prova o produto e decide se irá adquirí-lo posteriormente.
Um outro ponto muito interessante se dá com relação à Internet, os programas (softwares) em versões beta são muito importantes e permitem a participação direta do usuário no desenvolvimento de soluções e aprimoramentos.
Com a nova revolução da Internet, chamada de Web 2.0, têm-se uma maior facilidade em observar que os produtos tendem a ganhar uma versão beta de maior duração, alguns chegam a definir esta situação como eterna, pois os programas serão sempre alterados e ganharão aperfeiçoamentos de acordo com as necessidades dos consumidores.
Existem inúmeras oportunidades ainda inexploradas pelas organizações no mercado, da mesma forma com que ainda relutam em utilizar os blogs para interagir mais diretamente com os consumidores, existem empresas que não permitem que os erros sejam apontados em seus blogs, causando um efeito muito pior, pois os consumidores criam blogs pessoais e relatam suas experiências, o que afeta de uma maneira muito mais profunda as organizações.
Com a de visão e preparo, algumas organizações tentam elaborar estratégias que coloquem os consumidores como colaboradores, permitindo desenvolver soluções e que acaba fidelizando o cliente, pois ele é parte do processo de produção, sente-se dono do produto realmente e até defende a Marca de maneira ferrenha.
Atender aos desejos e necessidades do consumidor é importante, da mesma forma com que devem ser realizadas as pesquisas e estudos constantes de mercado, permitindo a empresa desenvolver conhecimento e entregar ao cliente o melhor produto antes da concorrência.