19 de abril de 2007

O uso da tecnologia da Informação em Marketing

Diariamente são realizadas inúmeras pesquisas ao redor do planeta, todas, ou praticamente todas, as empresas buscam dados com o intuito de conhecer melhor o mercado, o consumidor e a sua participação de mercado.
Um dos pontos que mais facilitou a realização de pesquisas é a Internet, nesses últimos anos o número de pesquisas virtuais (online) aumento e aponta que esta é uma tendência apenas em seu início.
Naturalmente há empresas que ainda resistem quanto ao uso de pesquisas, mas mesmo sem saber as realizam, só não conseguem tomar conhecimento da riqueza que lhes é entregue todos os dias por correio eletrônico (e-mail), telefone (SAC), cartas e diretamente no ponto de venda.
Muitas organizações têm em seu ambiente programas (softwares) de CRM, mas entre possuir o programa e utilizá-lo corretamente há uma grande diferença, pois para muitos o programa é apenas mais um banco de dados.
Ao não utilizar corretamente o CRM, uma organização só demonstra que está dividida, não dá Valor ao que recebe do mercado e a fidelização do cliente fica do lado de fora da porta.
Atualmente os bancos de dados são acrescidos de uma grande quantidade de dados diariamente, que devem ser tratados, filtrados e direcionados de acordo com as necessidades da organização.
Logicamente existem inúmeros pontos que podem ser levantados com base nos dados, como:
  • Participação de mercado: ter em mãos os números que permitem avaliar o crescimento da fatia de mercado são fundamentais, para que as estratégias sejam revistas continuamente e melhoradas;
  • Fidelização de clientes: conquistar novos clientes requer um grande esforço da organização, manter os já existentes é muito mais fácil, mas poucas empresas preocupam-se realmente com a base de consumidores já conhecida;
  • Oportunidades de mercado: o mercado disponibiliza inúmeras oportunidades, sem uma Pesquisa não há como encontrá-las, da mesma maneira com que os concorrentes recorrem a busca de novas oportunidades, a organização deve percebê-las primeiramente;
  • Desenvolvimento: novos produtos e serviços surgem diariamente, com aplicações distintas, ciclos de vida mais curtos e os diferenciais são cada vez mais essenciais, uma vez que no mercado os produtos e serviços estão a cada dia mais iguais;
  • Parcerias: muitas organizações podem formar parcerias para que seus produtos e serviços tenham um maior Valor agregado, sejam adquiridos por um número maior de consumidores e permitam o crescimento da fatia de mercado.
Existem outros fatores que podem ser avaliados, cada organização possui um planejamento e elabora suas estratégias com base nas informações obtidas através dos dados, mas ter o conhecimento dos dados não é o essencial, mas sim saber como usá-los corretamente.
As áreas de TI terão cada vez mais importância para os profissionais de Marketing, não há mais como separá-las, especialmente neste momento onde as organizações têm suas instalações físicas e virtuais ao mesmo tempo.
O que deve acontecer
, ao menos é o correto, é que as organizações compartilhem suas informações com os colaboradores, ao invés de esconder os dados e travar o funcionamento das empresas.
A tecnologia facilita o tráfego de dados, com um simples clique podem ser conseguidas informações de qualquer lugar do mundo e para aplicá-las corretamente, deve haver o compartilhamento dentro das organizações, deixando de lado a definição de departamentos, para tornar-se uma única empresa que busca o sucesso no mercado.