Comunicar-se com os demais é um princípio natural do ser humano, nas empresas não é diferente e também permite entender melhor o funcionamento de toda a organização, mas uma das formas de Comunicação que mais traz impacto para a organização é aquela feita para o cliente.
O cliente têm uma maneira diferente de perceber a Comunicação, vários fatores podem influenciar suas escolhas pelo produto X ou Y, a atração gerada é um dos pontos iniciais, mas o conteúdo é tão importante quanto o impacto inicial.
Diante de um mercado com inúmeros concorrentes, a Comunicação pode ser um diferencial, fazê-la adequadamente é o básico que se pode esperar, independente da mídia selecionada, como:
Há algumas questões que podem ser feitas no planejamento, para que facilitem o trabalho realizado, especialmente quando será realizada um Pesquisa com um determinado público-alvo, como:
Sem uma Pesquisa muito bem elaborada não há como chegar ao que é ideal para comunicar ao cliente os pontos principais do produto ou serviço, desconhecer o público-alvo é o maior erro cometido, principalmente quando a organização faz tudo separadamente, como se os departamentos fossem isolamentos.
A organização não é feita de um único departamento, mas um único pode derrubá-la facilmente.
O cliente têm uma maneira diferente de perceber a Comunicação, vários fatores podem influenciar suas escolhas pelo produto X ou Y, a atração gerada é um dos pontos iniciais, mas o conteúdo é tão importante quanto o impacto inicial.
Diante de um mercado com inúmeros concorrentes, a Comunicação pode ser um diferencial, fazê-la adequadamente é o básico que se pode esperar, independente da mídia selecionada, como:
- Televisão: aqui há a união entre som e imagem, inúmeras informações podem ser passadas;
- Rádio: meio que faz uso da imaginação do consumidor, através do som permite que o cliente "entre" no contexto, atualmente percebe-se a união do rádio com a Internet;
- Internet: é muito utilizada e têm um alcance global, é um dos meios que mais cresce e gera a interação do consumidor com o produto, similar a televisão, mas com informações mais aprofundadas e que permite a comparação direta entre os produtos e serviços;
- Jornais e revistas: as informações escritas devem levar ao consumidor o que realmente é importante, ter uma fácil compreensão e não estender-se;
- Telefone: o telemarketing é um dos principais modelos utilizados, mas com os aparelhos de telefonia móvel (celulares) e a convergência de inúmeras mídias em um único aparelho, percebe-se que há uma oportunidade de mudar o estilo de Comunicação, pois as pessoas já têm em suas mãos textos (SMS), vídeos e Internet.
Há algumas questões que podem ser feitas no planejamento, para que facilitem o trabalho realizado, especialmente quando será realizada um Pesquisa com um determinado público-alvo, como:
- Quem é o meu público-alvo;
- Qual é o posicionamento do produto ou serviço na mente do consumidor;
- Qual é o meio de Comunicação que ele utiliza;
- Quais são os fatores que atraem a atenção do público-alvo;
- Quanto tempo o público está disposto a gastar com esta Comunicação;
- Qual é a faixa etária do público-alvo.
Sem uma Pesquisa muito bem elaborada não há como chegar ao que é ideal para comunicar ao cliente os pontos principais do produto ou serviço, desconhecer o público-alvo é o maior erro cometido, principalmente quando a organização faz tudo separadamente, como se os departamentos fossem isolamentos.
A organização não é feita de um único departamento, mas um único pode derrubá-la facilmente.