O relacionamento com o consumidor é presente em qualquer transação, seja ela de empresa com empresa (B2B) ou de empresa e consumidor (B2C), desta maneira percebe-se que, mesmo vendendo apenas produtos, a organização deve estar atenta aos serviços que disponibiliza aos consumidores.
Todos sabem a tangibilidade natural dos produtos, aqui no Brasil mais ainda, pois as pessoas gostam de entrar em contato com os produtos, e mesmo assim a Internet têm crescido como uma nova modalidade para aquisição de produtos, deslocar-se até o ponto de venda, conversar com um atendente e adquirir o que deseja.
Com a concorrência, mesmo as empresas de produtos, iniciaram um novo processo para adaptar-se à realidade do mercado, os serviços, contidos no relacionamento com o cliente, na entrega dos produtos adquiridos, e até mesmo na prestação de serviços.
Os serviços são intangíveis, ou seja, não podem ser tocados, avaliados antes da execução e o resultado final trará ao consumidor o que foi adquirido.
Alguns exemplos podem ser:
As pesquisas utilizadas com os serviços têm um peso muito maior, pois podem perpetuar ou encerrar o relacionamento com o cliente, mesmo assim o feedback obtido faz com que sejam aprimorados pontos como:
Todos sabem a tangibilidade natural dos produtos, aqui no Brasil mais ainda, pois as pessoas gostam de entrar em contato com os produtos, e mesmo assim a Internet têm crescido como uma nova modalidade para aquisição de produtos, deslocar-se até o ponto de venda, conversar com um atendente e adquirir o que deseja.
Com a concorrência, mesmo as empresas de produtos, iniciaram um novo processo para adaptar-se à realidade do mercado, os serviços, contidos no relacionamento com o cliente, na entrega dos produtos adquiridos, e até mesmo na prestação de serviços.
Os serviços são intangíveis, ou seja, não podem ser tocados, avaliados antes da execução e o resultado final trará ao consumidor o que foi adquirido.
Alguns exemplos podem ser:
- Limpeza: contratar uma empresa para que a limpeza de um edifício, casa, escritório é comum atualmente, busca-se a excelência em um serviço e mesmo assim o resultado só é percebido após o término;
- Salões de beleza: um corte de cabelos ou tintura só podem ser avaliados após a execução do serviço, atualmente alguns salões utilizam computadores para demonstrar como ficará o resultado final através de programas específicos, mesmo assim os clientes só conhecerão o resultado real após o serviço ser realmente executado, entram também maquiagens, manicures, pedicures, escovas, alongamentos etc.;
- Seguros: podem ser aplicados para a proteção de bens duráveis, como automóveis, casas e até mesmo seguros de vida, que facilmente são percebidos como serviços devido ao seu uso ser solicitado quando necessário
- Telefonia: muito utilizados, atualmente os aparelhos móveis (celulares) englobam inúmeras funcionalidades, desde uma simples conversa pelo telefone, até aplicações que permitem o uso de Internet, e-mails, mensagens etc., hoje, os telefones, especialmente os celulares, podem ser utilizados pelas empresas como uma nova mídia de Comunicação.
As pesquisas utilizadas com os serviços têm um peso muito maior, pois podem perpetuar ou encerrar o relacionamento com o cliente, mesmo assim o feedback obtido faz com que sejam aprimorados pontos como:
- Atendimento;
- Qualidade;
- Rapidez;
- Foco;
- Relacionamento (B2B ou B2C).