21 de abril de 2007

Os estudos de mercado em Marketing

Estudar um mercado é ampliar os horizontes, deixar de lado algumas definições (ou até mesmo um certo preconceito), abrir o campo de possibilidades e permitir que as oportunidades apareçam com mais facilidade.
Diante da grande concorrência, é natural que algumas propostas de produtos e serviços já estejam atingindo o limite do mercado, mas também percebe-se que algumas organizações acompanham, o que julgam ser, a moda do momento de mercado.
Uma oportunidade não é apenas seguir os demais concorrentes, em alguns casos aqueles que entram depois no mercado conseguem entregar aos consumidores um produto ou serviço que tenha mais Valor, mas na maioria dos casos é apenas mais um em meio ao oceano de escolhas dos clientes.
Para se conhecer o mercado, podem ser estudadas as variáveis como:
  • Históricos: uma boa base de dados históricos dá maiores chances de encontrar a oportunidade, pois são conhecidos o crescimento da fatia de mercado, os concorrentes, fornecedores etc., desta maneira há um vasto campo a ser explorado e as pesquisas já realizadas são fontes para encontrar a oportunidade no mercado;
  • Concorrentes: muitas vezes não há como bater de frente com o grande líder de mercado, utilizam-se estratégias de Marketing de guerrilha para conquistar uma fatia de mercado, mas também possibilita encontram um mercado inteiramente disponível e sem concorrência;
  • Pesquisa e desenvolvimento: criar novos produtos e serviços é natural para todas as organizações, já existe uma pré-disposição para tal ação, mas além de atender novas necessidades e desejos, também podem ser encontradas soluções que ampliem a aplicação e uso dos produtos já existentes;
  • Pesquisas: estar em contato com o consumidor é fundamental, da mesma maneira com que os colaboradores podem oferecer muito à organização, deixando muito mais claro que todos devem trabalhar em conjunto e não, única e exclusivamente, em seus departamentos;
  • Aprendizado: aprender é uma das tarefas que podem ser consideradas mais difíceis dentro das organizações, deixar de investir nos Talentos Humanos é esquecer quem realmente faz a empresa funcionar, e como se sabe, as organizações ainda não estão preparadas para viver a era do conhecimento;
  • Ética: tomar decisões sobre os estudos é fundamental, permite que a empresa escolha um caminho mais seguro, desta maneira a ética faz-se presente em cada escolha, deve ser parte da cultura organizacional e de todos os colaboradores, independente da função ocupada.
Como todo profissional de Marketing é um estudioso por natureza, sempre há o que aprender, um conhecimento a se buscar e sabedoria a desenvolver.
Enquanto uma organização estudar seu mercado, estará trilhando um caminho que terá como objetivo principal o sucesso no mercado, utilizando o conhecimento de cada colaborador e aprendizados ao longo do tempo.