26 de abril de 2007

Indicadores de desempenho em Marketing

Todas as ações da empresa têm um resultado projetado no planejamento, um estudo de mercado feito para descobrir quais estratégias podem ser utilizadas e trazer vantagens competitivas para a organização.
Dentre as inúmeras formas de mensuração dos resultados, podem ser criados indicadores exclusivos, ferramentas que auxiliem no acompanhamento do funcionamento da empresa e os resultados conquistados em um período de tempo.
Com o passar do tempo as empresas tendem a aprimorar e desenvolver indicadores mais precisos, que tragam mais dados e permitam a organização entender quais serão os pontos que devem ser melhorados e aqueles que ainda precisam de ajustes maiores.
Entender que todas as ações das empresas sempre podem ser melhoradas é um passo inicial para desenvolver seus indicadores, sejam eles:
  • De desempenho: é muito importante que as organizações tenham em mãos os dados que determinem o nível de desempenho, seja de um setor específico ou da linha de produção, para que todos possam aumentar a qualidade do relacionamento e ajudem-se, elaborando planejamentos mais precisos, encontrando nas pesquisas uma maneira de definir objetivos realmente palpáveis e que tenham maior precisão;
  • De crescimento no mercado: todas as empresas desejam aumentar sua participação no mercado, mas também devem ajustar o seu crescimento com a capacidade da empresa, não há como obter um ganho muito grande em pouco tempo com uma estrutura menor que os concorrentes, mas um planejamento de longo prazo que permita o acompanhamento constante, através dos indicadores, é melhor realizado quando a organização desenvolve-se conjuntamente com seus colaboradores;
  • De valorização da Marca: o Valor da Marca forma-se de diversas formas, com as estratégias utilizadas de maneira adequada, mas sem a percepção do consumidor não há como determinar se a Marca é para este ou aquele público, desta forma devem ser realizadas constantes pesquisas, avaliar como o consumidor percebe a Marca, que características vêm à sua mente ao lembrar da Marca, quais razões o fazem adquirir os produtos da Marca etc., em alguns casos o Posicionamento da Marca pode ser ajustado com uma simples Pesquisa;
  • Da imagem organizacional: assim como a Marca é intangível, a imagem da organização pode ser avaliada em pesquisas, há fatores que permitem determinar o Posicionamento da empresa no mercado, que os produtos e serviços são elaborados para um determinado público-alvo, gerando assim um rosto para a organização, que poderá ter uma imagem mais jovem, conservadora, séria, divertida etc.;
  • De atendimento: um dos pontos em que deve haver um cuidado especial, pois este é o momento em o consumidor busca uma organização para adquirir produtos ou serviços, e com base em sua avaliação do atendimento poderá voltar ou não até o ponto de venda do produto; o atendimento é um dos serviços que permitem uma Pesquisa direta com o consumidor, é o momento em que a percepção de Valor, dada ao cliente, é visível, instantânea e determinante nas ações do consumidor naquele local.
Uma das metodologias é o BSC (Balanced Scorecard), utilizado isoladamente em determinadas áreas e que traz benefícios e vantagens quando bem implantado.
Desenvolver um indicador de desempenho pode ser o ponto-chave para que todas as áreas da organização acabem integrando-se, pois cada uma das partes envolvidas terá como trocar informações com as demais, melhorando o ambiente organizacional e o desempenho da empresa no mercado.
Cada organização pode desenvolver indicadores específicos, para determinar quais pontos serão analisados, da mesma maneira devem pesquisar constantemente a própria empresa, o mercado e os consumidores.
O melhor indicador de desempenho não é aquele que aponta o maior produtor ou fornecedor de serviços, mas o que atende aos desejos e necessidades de mercado adequadamente.