5 de abril de 2007

Marketing para exportar ou não

Uma das decisões, que pode tomar um tempo mais longo, para que sejam efetuados os estudos adequados também traz novas fronteiras a serem exploradas.
O mercado interno é um dos primeiros motivos que levam a exportar, quando não há mais espaço (saturação de mercado) ou existe uma base de consumidores fidelizados muito ampla.
Ao traçar novos rumos para a organização surge uma dúvida muito comum, exportar ou não os produtos e serviços da empresa, levando em conta diversos fatores que trazem as respostas necessárias ao profissional de Marketing.
Um dos grandes motivos para a exportação é a maior exposição da Marca, ter o nome reconhecido internacionalmente é um dos objetivos, aumentar sua receita também é um dos motivos, da mesma forma existe também o lado das exigências, conhecimento e dedicação.
Para que uma empresa possa exportar deve ter em foco os estudos que levam a conhecer:
  • A capacidade produtiva: uma empresa não pode entrar em outro mercado vislumbrando somente os lucros, devem ser revistas inúmeras variáveis e a produção é uma das principais, levando em conta também a capacitação do pessoal da linha de produção; sem uma estrutura eficiente não há como lançar-se aos mercados externos;
  • Distribuição: a escolha dos Canais e redes são fundamentais, a Logística utilizada deve estar de acordo com a necessidade do outro mercado;
  • Comunicação: não há como utilizar a mesma linguagem em todos os mercados, existem as diferenças culturais e comportamentais que determinam a linha a ser seguida pela organização no novo mercado, até mesmo um estudo com relação aos nomes e palavras utilizadas nos produtos deve ser feita para evitar deslizes desnecessários;
  • Posicionamento: encontrar as empresas reconhecidas mundialmente é o primeiro fator que auxilia na definição mais adequada do Posicionamento, algumas organizações tomam este fator como uma dificuldade a mais, mas também pode ser uma oportunidade não percebida pela concorrência;
  • Solidez no mercado interno: sem uma base sólida em seu território, não há como exportar, muitas organizações tomam decisões sem levar em conta a situação do mercado, as possíveis políticas aplicadas, criações de barreiras etc., entram em um mercado para obter lucro sem que em seu mercado nativo tenha uma base consumidora fixada.
Todas as tomadas de decisão dentro de uma empresa devem ser realizadas com base em dados sólidos e que permitam elaborar as estratégias necessárias.
Existem empresas que optaram por manter seu mercado inalterado, para a concorrência é simplesmente um ato falho não exportar, mas em inúmeros casos, as empresas que optam não exportar, estão garantindo que estão altamente capacitadas para atender ao mercado interno e que os produtos são bem aceitos, evitando-se o risco de entrar em um mercado diferente.
O conhecimento é um grande aliado para tomar a decisão de entrar ou não em outro mercado, os estudos mais aprofundados devem ser realizados e as respostas encontradas.
Sempre há um caminho a seguir, não há certo ou errado, mas sim o que funciona e o que não funciona, mesmo que para muitos a decisão seja um erro, exportando ou não, cabe à organização compreender as variáveis que atraíram seu olhar e permitiram tomar a decisão com base nos dados obtidos nas pesquisas de mercado.
Enquanto uma organização optar por aprender constantemente, as decisões serão tomadas com maior facilidade e trarão para os colaboradores um aprendizado mais profundo e prático.
No Marketing não existe mágica, as portas do mercado são abertas com muitos estudos e conhecimento, independente do território ser o doméstico ou internacional.