14 de abril de 2007

Prospecção de clientes em Marketing

Um dos pontos mais enfatizados pelas organizações é a prospecção de novos consumidores, para que a empresa possa realizar suas previsões de demanda corretamente, além de manter os clientes atuais e fidelizá-los.
Com o passar dos anos a prospecção ganhou muito mais importância, todas as empresas passaram a lutar por fatias de mercado maiores, atender às demandar crescentes e evitar que a concorrência obtivesse resultados positivos.
Quando uma empresa possui um planejamento bem estruturado e busca novos consumidores no mercado, fazendo uso de pesquisas direcionadas aos objetivos, pode-se notar que algumas acabam deixando de lado os que já são clientes, realizando um esforço muito grande para retirar os consumidores do concorrente e deixando seus cliente expostos às demais empresas.
No atual estágio em que o mercado se encontra, grande concorrência e consumidores que conhecem profundamente os produtos e serviços, prospectar clientes é uma ação que pode ter a participação dos clientes.
Os consumidores trocam informações entre si, ouvem mais facilmente alguém que está em maior contato com ele e tomam a sua decisão.
Diante da prospecção há fatores que devem ser observados atentamente, não há razão para deixar de atender os clientes já conquistados, o que ocorre quando uma estratégia é pensada com um objetivo único e sem avaliação de retorno positivo.
O planejamento deve conter as estratégias para buscar novos consumidores, mantendo esforços para permanecer com um percentual relativamente significante dos já conquistados, pois existem 5% de consumidores que sempre trocarão de produtos, serviços e marcas no mercado.
Alguns pontos podem influenciar diretamente na prospecção, como:
  • Tamanho do mercado: em mercados já saturados a disponibilidade de consumidores é menor;
  • Pesquisa de intenção: sempre que um consumidor informar que pode, futuramente, adquirir um produto da empresa, deve-se conhecer exatamente qual é o número de pessoas dispostas a fazer o mesmo;
  • Satisfação dos clientes: a mudança ocorre quando não há um atendimento pleno dos desejos e necessidades, deve-se trabalhar para que os produtos e serviços da empresa estejam a frente do concorrente;
  • Fidelização: manter os clientes é um esforço diário, e é tão importante quanto conquistar novos clientes, da mesma maneira, o consumidor atual, busca referências em amigos, o que pode facilitar a prospecção.
Em certos momentos as organizações realizam pesquisas que trazem resultados desastrosos, as perguntas foram mal elaboradas e este detalhe não foi levado em conta, principalmente em um esforço de prospecção o questionamento deve ser pontual, não há espaço para questões que informem se o cliente gostou e não traga a possibilidade de compra.
A prospecção é um passo que deve ser dado com cuidado, as pesquisas devem ser realizadas corretamente e o profissional de Marketing deve estudas cuidadosamente os dados obtidos, para que as decisões sejam tomadas corretamente e tenham um efeito similar ao determinado no planejamento.