9 de agosto de 2007

Clientes e comunicação em Marketing

A comunicação com seus consumidores pode ser um grande diferencial, passar corretamente as informações necessárias e ao mesmo tempo pode tornar-se o que impede um cliente de adquirir seus produtos.
Das inúmeras formas, ou ferramentas, que podem ser usadas para informar aos consumidores os mais recentes lançamentos ou promoções, percebe-se que um dos maiores cuidados deve ser tomado exatamente na comunicação, para que o cliente possa compreender corretamente a mensagem e sentir-se valorizado.
Até mesmo o uso de uma comunicação mais simples pode fazer toda a diferença, nem todos os públicos tem acesso a todos os meios de comunicação, seja por falta de condições, falta de tempo e até mesmo por opção própria.
Pesquisar é fundamental neste momento, não há como criar uma campanha para a internet se o público que você deseja atingir não utiliza computadores, ou então colocar a campanha em um jornal ou revista que o público não lê.
As diversas variáveis encontradas devem ser cruzadas, e é neste ponto que a sua pesquisa auxilia a encontrar o melhor meio de comunicação para um determinado público-alvo.
O que pode ocorrer é que em algumas vezes a fonte de informações está dentro da sua casa, você desconhece que possui as informações e corre para encontrá-las em outros locais, talvez por um excesso de zelo pelos dados por parte da empresa, com uma política interna que proíbe acesso aos dados, por não saber que pode acessar os dados ou então por não saber que eles já existem dentro da organização.
Outro fator interessante é que a mudança de comportamento dos consumidores é o que direciona qual mídia escolher, existem pessoas que lêem jornais e revistas, outras preferem a internet, como também alguns optam pelo rádio etc.
Você tem em suas mãos várias ferramentas, mas não é o que você imagina ser o correto que dará certo, você deve pesquisar, analisar os dados, transformá-los em informações e então fazer o que o consumidor indicou, afinal de contas é ele quem recebe a mensagem e exige uma comodidade para isto.
Sabendo exatamente onde está o consumidor é possível aumentar as chances de sucesso da campanha, mas o conteúdo deve estar alinhado com este consumidor, a mensagem e sua linguagem enquadradas no perfil do cliente facilitam a comunicação, e também é um dos fatores que faz com que eu ou você não possamos entender algumas campanhas, pois não somos o público-alvo desejado.
Sempre que houver uma oportunidade de melhorar o relacionamento com o cliente é necessário que você o faça, pois a mesma pessoa que lhe passa informações é a que irá adquirir seus produtos se tudo for concebido e realizado com êxito.